Formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira: sobre implicação no trabalho docente

Autores

  • Aline Veiga dos Santos Universidade Católica de Brasília
  • Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif Universidade Católica de Brasília
  • Vera Lúcia Jacob Chaves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5123

Palavras-chave:

Educação superior privada. Oligopólios. Trabalho docente.

Resumo

O presente artigo analisa a sobreimplicação da formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira e seu impacto no trabalho docente. Trata-se de um estudo de caso qualitativo realizado em uma instituição do maior grupo educacional da América Latina ? Anhanguera Educacional ? situada em Brasília. O estudo utilizou as técnicas de análise documental e entrevistas individuais semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam as percepções dos docentes quanto ao atual modelo de governança da instituição investigada, à abertura de capital e às suas condições de trabalho. Concluímos que o avanço do capital na exploração do trabalhador docente despreza a natureza do trabalho pedagógico e as implicações políticas e sociais envolvidas ao intensificar e precarizar as condições de trabalho. 

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Biografia do Autor

Aline Veiga dos Santos, Universidade Católica de Brasília

Ms. Aline Veiga dos Santos
Universidade Católica de Brasília | Brasília
Programa de Pós-Graduação em Educação
Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, governança educacional e cidadania:
desafios sociais, locais e globais
E-mail | aveigadossantos@gmail.com

Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif, Universidade Católica de Brasília

Profa. Dra. Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif
Universidade Católica de Brasília | Brasília
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, governança educacional
e cidadania: desafios sociais, locais e globais
E-mail | ranilceguimaraes@yahoo.com.br

Vera Lúcia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves
Universidade Federal do Pará | Belém
Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Superior
Bolsista Produtividade do CNPq
E-mail | veraluciajacob@gmail.com

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Publicado

15-08-2013

Como Citar

Santos, A. V. dos, Guimarães-Iosif, R. M., & Chaves, V. L. J. (2013). Formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira: sobre implicação no trabalho docente. Revista Educação Em Questão, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5123

Edição

Seção

Artigos