Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate

Autores

  • Daniele Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP
  • Célia Maria Guimarães Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP
  • Elieuza Ap. de Lima Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5124

Palavras-chave:

Educação Infantil. Qualidade. Mapeamento bibliográfico.

Resumo

O presente artigo apresenta elementos que compõem a qualidade da educação na faixa etária de zero a cinco anos, oferecida por instituições de Educação Infantil no Brasil, com base nos resultados de pesquisa disseminados em teses e dissertações que enfocam essa temática. Foi utilizado o procedimento metodológico delineado como mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, os quais focalizam a questão no período entre 1996 e 2012. Os resultados dos estudos fornecem elementos sobre financiamento, formação de professores, família, qualidade do atendimento em redes de ensino, avaliação institucional, percepções sobre qualidade e práticas educativas que permitem discutir sobre a qualidade da Educação Infantil oferecida nas instituições brasileiras. Além disso, considera-se que não convém tomar o conceito de qualidade da Educação Infantil como universal, visto que este se vincula ao contexto, às concepções sobre criança e à sua educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP

Ms. Daniele Ramos de Oliveira
Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente
Grupo de Pesquisa Profissão Docente: formação, identidade e representações sociais
E-mail | unespdaniele@gmail.com

Célia Maria Guimarães, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP

Profa. Dra. Célia Maria Guimarães
Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente
Programa de Pós-Graduação em Educação
Líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: formação, identidade e representações sociais
E-mail | cmgui@fct.unesp.br

Elieuza Ap. de Lima, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP

Profa. Dra. Elieuza Ap. de Lima
Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” | UNESP
Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília
Programa de Pós-Graduação em Educação
Grupos de Pesquisa: "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e "GP FORME: Formação do Educador" e "Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil
E-mail | aelislima@ig.com.br

Downloads

Publicado

15-08-2013

Como Citar

Oliveira, D. R. de, Guimarães, C. M., & Lima, E. A. de. (2013). Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate. Revista Educação Em Questão, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5124

Edição

Seção

Artigos