Experiência da pedagogia freiriana na região rural do município de Coimbra (Portugal,1970)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5134Palavras-chave:
Alfabetização. Animação social. Método Paulo Freire. Memórias educativas.Resumo
No início da década de setenta do século XX, em pleno regime do Estado Novo, o Graal, um movimento internacional de mulheres católicas, desenvolveu um conjunto de atividades educativas na região rural do município de Coimbra, utilizando pela primeira vez, em Portugal, um programa planeado e desenvolvido de acordo com o pensamento e a experiência educativa de Paulo Freire.Este artigo pretende revisitar essas experiências de alfabetização, pós-alfabetização e animação social, utilizando os documentos produzidos pelo movimento,que suportavam teoricamente as intenções da sua intervenção social, os materiais produzidos para servirem de base ao desenvolvimento do programa e as memórias atuais de pessoas que vivenciaram essas experiências. Procura-se compreender a importância que, a esta distância temporal,as pessoas ainda atribuem a estas atividades incomuns, constatando-se o reconhecimento de um inegável impacto positivo nas pessoas e comunidades envolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.