Experiência da pedagogia freiriana na região rural do município de Coimbra (Portugal,1970)

Autores

  • Luís Alcoforado Universidade de Coimbra
  • Sónia Mairos Ferreira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5134

Palavras-chave:

Alfabetização. Animação social. Método Paulo Freire. Memórias educativas.

Resumo

No início da década de setenta do século XX, em pleno regime do Estado Novo, o Graal, um movimento internacional de mulheres católicas, desenvolveu um conjunto de atividades educativas na região rural do município de Coimbra, utilizando pela primeira vez, em Portugal, um programa planeado e desenvolvido de acordo com o pensamento e a experiência educativa de Paulo Freire.Este artigo pretende revisitar essas experiências de alfabetização, pós-alfabetização e animação social, utilizando os documentos produzidos pelo movimento,que suportavam teoricamente as intenções da sua intervenção social, os materiais produzidos para servirem de base ao desenvolvimento do programa e as memórias atuais de pessoas que vivenciaram essas experiências. Procura-se compreender a importância que, a esta distância temporal,as pessoas ainda atribuem a estas atividades incomuns, constatando-se o reconhecimento de um inegável impacto positivo nas pessoas e comunidades envolvidas.

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Biografia do Autor

Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra

Prof. Dr. Luís Alcoforado
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais
E-mail | lalcoforado@fpce.uc.pt

Sónia Mairos Ferreira, Universidade de Coimbra

Ms. Sónia Mairos Ferreira
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais
E-mail | smairosferreira@fpce.uc.pt

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Publicado

15-12-2013

Como Citar

Alcoforado, L., & Ferreira, S. M. (2013). Experiência da pedagogia freiriana na região rural do município de Coimbra (Portugal,1970). Revista Educação Em Questão, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5134

Edição

Seção

Artigos