A criança e a escola da floresta: história da escolarização da infância na cidade de Sinop – Mato Grosso (1973-1979)

Autores

  • Elizabeth Figueiredo de Sá Universidade Federal de Mato Grosso
  • Josiane Brolo Rohden Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5138

Palavras-chave:

Escolarização da infância. Cultura escolar. Colonização.

Resumo

Este artigo trata da implantação da primeira Escola de Sinop, Mato Grosso, constituída concomitantemente com a cidade, durante seus primeiros anos de colonização (1973-1979), cuja migração em especial, procedia do sul do país. O trabalho volta-se para a História da Infância, de forma a discutir como se organizou um sistema educacional provindo de costumes, tradições, para formar os futuros cidadãos desejáveis inquirindo a cultura escolar e as representações de infância que atendessem à concepção de uma escola que se assemelhasse à cultura sulista, situada geograficamente em plena região de floresta amazônica. Para tal, fundamentando-nos em Michel De Certeau, reconhecemos na cultura escolar produzida pelos sujeitos da instituição a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano caracterizado pela criação, invenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados. Desta forma, estratégias de práticas intencionais estavam constantemente em conflito com táticas de subversão no interior da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso

Profa. Dra. Elizabeth Figueiredo de Sá
Universidade Federal de Mato Grosso | Cuiabá
Instituto de Educação
Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória | GEM
E-mail | bethfsa@uol.com.br

Josiane Brolo Rohden, Universidade Federal de Rondônia

Profa. Ms. Josiane Brolo Rohden
Universidade Federal de Rondônia | Vilhena
Departamento Acadêmico de Ciências da Educação
Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória | GEM
E-mail | josib_rohden@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

Sá, E. F. de, & Rohden, J. B. (2013). A criança e a escola da floresta: história da escolarização da infância na cidade de Sinop – Mato Grosso (1973-1979). Revista Educação Em Questão, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5138

Edição

Seção

Artigos