Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente

Autores

  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5140

Palavras-chave:

Educação matemática. Aritmética. Geometria.

Resumo

O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodológico estudos voltados para a História Cultural a partir de autores como Roger Chartier. O estudo ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas escolares, levando em considerações as análises empreendidas por André Chervel. Como base empírica da pesquisa, são considerados documentos como programas de ensino, livros didáticos, manuais pedagógicos. Os resultados da análise histórica sobre a Aritmética e Geometria presentes nos ensinos dos anos iniciais permitem problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Profa Dra. Maria Célia Leme da Silva
Universidade Federal de São Paulo | Campus Diadema
Setor de Física e Matemática
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática | GHEMAT
E-mail | celia.leme@unifesp.br

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente
Universidade Federal de São Paulo | Campus Guarulhos
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Educação
Coordenador do Grupo de Pesquisa de História da Educação
Matemática | GHEMAT
Site | www.unifesp.br/centros/ghemat
E-mail | ghemat.contato@gmail.com

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

Silva, M. C. L. da, & Valente, W. R. (2013). Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente. Revista Educação Em Questão, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5140

Edição

Seção

Artigos