A relação com o aprender na universidade e o meio ambiente de estudos

Autores

  • Saeed Paivandi Université de Lorraine

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5729

Palavras-chave:

Percepção de estudantes. Perspectiva de aprendizado. Práticas de estudos.

Resumo

Examina-se a ligação entre avaliação subjetiva do contexto de estudos realizados pelos estudantes em relação com o aprender na Universidade. Essa análise baseia-se em uma enquete qualitativa, realizada entre 2005 e 2008, com estudantes de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais em cinco universidades parisienses. A investigação revelou a lógica aprendendo-aprender e sua reflexividade no percurso e dinâmicas que dão sentido às trajetórias individuais. Uma dimensão importante da socialização estudantil refere-se à avaliação subjetiva-pessoal dos estudantes do contexto universitário. Os estudantes abordam seu meio ambiente de estudo como um processo interpretativo, identificando-se de maneira individual ou coletiva as pistas de ação possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saeed Paivandi, Université de Lorraine

Prof. Dr. Saeed Paivandi

Université de Lorraine | Nancy | França

Diretor do Laboratoire des Sciences de l’Education et de laCommunication | LISEC | Lorraine

E-mail | saeed.paivandi@univ-lorraine.fr

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

Paivandi, S. (2014). A relação com o aprender na universidade e o meio ambiente de estudos. Revista Educação Em Questão, 48(34), 39–64. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5729

Edição

Seção

Artigos