O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional

Autores

  • Marina Cyrino Universidade Estadual Paulista
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5731

Palavras-chave:

Estágio curricular. Profissionalização docente. Escola e universidade.

Resumo

O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros.A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com a análise de conteúdo. Selecionamos experiências que envolviam a relação universidade e escola, valorizando o papel do professor de escola na formação docente. No Brasil, essas iniciativas surgiram de universidades; e, nas experiências internacionais,as iniciativas emergem das políticas públicas nacionais. Nesse contexto, assinala-se para a questão da formação sob a perspectiva da profissionalização docente, sendo necessário um esforço das políticas públicas e dos cursos de formação docente.

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Biografia do Autor

Marina Cyrino, Universidade Estadual Paulista

Profa. Ms. Marina Cyrino

Universidade Estadual Paulista | Rio Claro

Instituto de Biociências

Departamento de Educação

Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino | DOFPPEN

FAPESP | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo

E-mail | ma.cyrino@hotmail.com

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista

Prof. Livre-Docente Samuel de Souza Neto

Universidade Estadual Paulista | Rio Claro

Instituto de Biociências

Departamento de Educação

Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino | DOFPPEN

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física | NEPEF-FPCT

E-mail |samuelsn@rc.unesp.br

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Publicado

25-09-2014

Como Citar

Cyrino, M., & Neto, S. de S. (2014). O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Revista Educação Em Questão, 48(34), 86–115. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5731

Edição

Seção

Artigos