Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha

Autores

  • Marisa Narcizo Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7955

Palavras-chave:

Professoras iniciantes. Complexidade. Programa de apoio.

Resumo

Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes.

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Biografia do Autor

Marisa Narcizo Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Marisa Narcizo Sampaio

Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Natal

Departamento de Práticas Educacionais e Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Práticas Culturais

E-mail | marisamns@gmail.com

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Publicado

15-08-2015

Como Citar

Sampaio, M. N. (2015). Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha. Revista Educação Em Questão, 52(38), 36–60. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7955

Edição

Seção

Artigos