Histórias de relações de poder: os (des) caminhos do atendimento às pessoas com deficiência mental

Autores

  • Danielle Oliveira da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Deficiência mental. Relações de poder. Inclusão.

Resumo

Através do presente texto abordaremos, à luz dos escritos de Foucault, a história da deficiência mental na sociedade ocidental, explicitando e discutindo as tramas de poderes que circulam na sociedade. Entendemos que tais tramas estão relacionadas com as marcas de segregação e submissão que caracterizam essa história. Os jogos de poder do passado e de hoje têm como implicação o estabelecimento da pessoa com deficiência mental em posição inferior, pois ela possui uma verdade – segundo a concepção de Foucault de verdade – diferente daquela que é valorizada pelas forças de poder hegemônicas. A religião, a medicina e a educação são instituições que mantiveram ao longo dos séculos a referida posição. Essa situação será transformada apenas quando houver uma mudança radical nas relações de poder e a diversidade de verdades for respeitada.

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Publicado

15-08-2005

Como Citar

Nóbrega, D. O. da. (2005). Histórias de relações de poder: os (des) caminhos do atendimento às pessoas com deficiência mental. Revista Educação Em Questão, 23(9), 134–159. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8347

Edição

Seção

Artigos