As tropelias e assuadas de escolares e garotos na cidade do Rio de Janeiro entre os séculos XIX e XX

Autores

  • Irma Rizzini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jucinato de Sequeira Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vinicius de Moraes Monção Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8526

Palavras-chave:

História da educação. Processo de escolarização. Infâncias na cidade do Rio de Janeiro.

Resumo

O artigo tem como objetivo apontar algumas contradições existentes entre as experiências dos sujeitos e as práticas escolares e assistenciais dirigidas às infâncias na cidade do Rio de Janeiro, entre os séculos XIX e XX. Ao priorizar, em sua análise, as tensões entre a cultura escolar e as ações dos sujeitos, os castigos escolares emergem como entrave da modernidade educacional. Recorrendo a um corpus documental variado, verificou-se que, longe de representarem um consenso, as práticas escolares e assistenciais, tanto as públicas quanto as particulares, geravam conflitos, interesses e fissuras entre os diferentes atores e setores dedicados à causa da criança.

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Publicado

15-12-2015

Como Citar

Rizzini, I., Marques, J. de S., & Monção, V. de M. (2015). As tropelias e assuadas de escolares e garotos na cidade do Rio de Janeiro entre os séculos XIX e XX. Revista Educação Em Questão, 53(39), 159–185. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8526

Edição

Seção

Artigos