Para além do neoliberalismo: a teoria enquanto aporte e superação das relações fundadas na barbárie (primeiras reflexões)

Autores

  • Maria Aparecida de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Estado. Neoliberalismo. Superação.

Resumo

Discute este ensaio sobre os pressupostos do ideário neoliberal que orientam as relações socioeconômicas, políticas e culturais fundadas no paradigma do mercado enquanto uma das principais dimensões da vida social. Analisa a expansão desse ideário e algumas práticas nas quais se configuram as relações sociais e políticas que se aproximam do estágio da barbárie. Evidências de perversidade são demonstradas, sobretudo, nos altos índices de desemprego, na violência, nas privatizações de setores e serviços essenciais, cujas conseqüências sacrificam ainda mais os trabalhadores e não poupam sequer as elites dirigentes e o empresariado. No caso brasileiro, assim como de outros países da América Latina, paira uma profunda insatisfação com os ditames neoliberais, o que tem levado a manifestações de revolta e à busca de novas estratégias para superar esse estágio em que o neoliberalismo venha a ser superado, sendo substituído por um ideário e por práticas mais justas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2003

Como Citar

Queiroz, M. A. de. (2003). Para além do neoliberalismo: a teoria enquanto aporte e superação das relações fundadas na barbárie (primeiras reflexões). Revista Educação Em Questão, 14(4), 56–67. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8678