The History textbook in the High School:

evaluation criteria and curricular documents

Authors

  • Maria Inês Sucupira Stamatto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10164

Keywords:

Programa Nacional do Livro Didático, High school, History

Abstract

The textbook is present in the collective memory more than other types of books, given its strong presence in the scholars’ life. Its wide dissemination goes back to the last quarter of 19th century and is related to important educative changes implemented in many European and American nations. Conceiving the textbook as a physical object and a cultural support produced, valued and consumed for certain uses and contexts (CARBONE, 2003; CHOPPIN, 2004), we guide, in the present study, by the methodological procedures of documental and bibliographic research. Therefore, we have the purpose of comprehend the courses of high school's textbooks evaluation, specially about the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) and about the History books. In the textbooks treatments’ corresponding to the 2007, 2012, and 2015 PNLD editions it was chosen to analyze the way the didactic history textbooks are being evaluated. The studies presented here point out that there were significant advances on essential aspects in the last twenty years although there are still much to improve in the didactic textbooks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte



References

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BRASIL. Lei de 11 de agosto de 1827. Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um na cidade de S. Paulo e outro na de Olinda. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_63/Lei_1827.htm. Acesso em: 21 fev. 2015. (Collecção das Leis do Imperio do Brazil de 1827).

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades e logares mais populosos em todo Imperio. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878. (Collecção das Leis do Imperio do Brazil de 1827).

BRASIL. Decreto nº 1.331-A, de 17 de fevereiro de 1854. Approva o Regulamento para a reforma do ensino primario e secundario do Municipio da Côrte. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html. Acesso em: 26 set. 2015.

BRASIL. Decisão nº 587, de 27 de novembro de 1881. Resolve várias dúvidas relativas à inspeção das escolas públicas e particulares de instrução primária e aos colégios particulares de instrução secundária; bem assim a adoção de compêndios para a Escola Normal e Imperial Colégio de Pedro II. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1882. (Collecção das Decisões do Governo do Imperio do Brazil de 1881).

BRASIL. Decreto nº 9.397, de 7 de março de 1885. Estabelece regras para a adopção das obras concernentes ao ensino primário e da outras providencias. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1886. (Collecção das Leis do Imperio do Brazil de 1885).

BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 21 fev. 2015.

BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/. Acesso em: 4 de set. 2015.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Estabelece as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/9. Acesso em: 4 set. 2015.

BRASIL. Decreto-Lei nº 8.460, de 26 de dezembro de 1945. Consolida a legislação sobre as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/. Acesso em: 19 set. 2015.

BRASIL. Decreto nº 38.556, de 12 de janeiro de 1956. Institui a Campanha Nacional de Material de Ensino. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1950-1959/ Acesso em: 19 set. 2015.

BRASIL. Decreto nº 58.653, de 16 de junho de 1966. Institui no Ministério da Educação e Cultura o Conselho do Livro Técnico e Didático. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/. Acesso em: 9 out. 2015.

BRASIL. Decreto nº 59.355, de 4 de outubro de 1966. Institui no Ministério da Educação e Cultura a Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e revoga o Decreto número 58.653-66. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/. Acesso em: 9 out. 2015.

BRASIL. Decreto nº 68.728, de 9 de junho de 1971. Provê sôbre a política do livro técnico e do livro didático e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/. Acesso em: 9 out. 2015.

BRASIL. Lei nº 5.327, de 2 de outubro de 1967. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Nacional de Material Escolar. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/. Acesso em: 9 out. 2015. (Coleção de Leis do Brasil de 1967).

BRASIL. Lei nº 7.091, de 18 de abril de 1983. Altera a denominação da Fundação Nacional de Material Escolar, a que se refere a Lei nº 5.327, de 2 de outubro de 1967, amplia suas finalidades e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1989/. Acesso em: 9 out. 2015. (Coleção de Leis do Brasil de 1983).

BRASIL. MEC. FAE. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos: 1ª a 4ª séries. Brasília: FAE, 1994.

BRASIL. Portaria 1.130, de 5 de agosto de 1993. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos: 1ª a 4ª séries. Brasília: FAE, 1994.

BRASIL. MEC. FNDE. SEB. Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Obras Didáticas a serem incluídas no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio ? PNLEM/2007. Brasília: MEC; FNDE, 2007.

BRASIL. Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 – Ensino Médio. Brasília: MEC; FNDE, 2012.

BRASIL. Edital de Convocação 01/2013 ? CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Brasília: MEC; FNDE, 2013.

BRASIL. MEC. Guia do livro didático de 1ª a 4ª série. Brasília: MEC/SEF/FAE/CENPEC, 1996.

BRASIL. MEC.História: catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2008/Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.084, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências. D.O.U, 27 de janeiro de2010. (Edição Extra 1). Disponível em: http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/decretos/item/3177-decreto-n%C2%BA-7084-de-27-de-janeiro-de-2010. Acesso em: 9 out. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. D.O.U, 10 de janeiro de 2003. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf. Acesso em: 9 out. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

D.O.U, 11 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 9 out. 2015.

CARBONE, Graciela. Libros escolares: una introducción a su análisis y evaluación. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica de Argentina, 2003.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. (Tradução de Maria Adriana Camargo Cappello).

CORTI, Ana Paula. Ser aluno: um olhar sobre a construção social desse ofício. In: DAYRELL, Juarez. CARRANO, Paula; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Livro Didático como assistência ao estudante. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 119-130, jan./abr. 2009.

DASSIE, Bruno Alves. A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para o uso no ensino secundário. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 47, p.88-107, set. 2012.

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. As ações da Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 26; 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300894675_ARQUIVO_Textocompleto-anpuh-JulianaFilgueiras.pdf Acesso em: 9 out. 2015.

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. A produção de materiais didáticos pelo MEC: da Campanha Nacional de Material de Ensino à Fundação Nacional de material Escolar. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 33, n. 65, p. 313-335, jan./jun. 2013.

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. FENAME e COLTED: diferentes políticas para o Livro Didático durante a Ditadura Militar no Brasil. Disponível em: bhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/07 ? Historia das Instituições e praticas educativas/fename e colted-diferentes politicas.pdf. Acesso em 9 de outubro de 2015.

LUCA, Tania Regina de. Livro didático e Estado: explorando possibilidades interpretativas. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha, Luíz Reznik, Marcelo de Souza Magalhães (Org.). História na Escola, autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

MENDOZA, Miguel Ángel Gómez; PIEDRAHITA, María Victoria Alzate Geoffin; CORTEZ, Ninoska Gallego. Saber y evaluación de libros de texto escolar: una herramienta de reflexión y acción. Pereira, Colômbia: Editorial Papiro, 2009.

PERES, Eliana; VAHL, Mônica Maciel. Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro (Plidef/INL, 1971-1976): Contribuições à história e às políticas do livro didático no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 53-70, jan./jun. 2014.

Published

15-08-2016

How to Cite

Stamatto, M. I. S., & Caimi, F. E. (2016). The History textbook in the High School:: evaluation criteria and curricular documents. Journal Education in Question, 54(41), 220–250. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10164