Formação humana e social a partir da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID16248

Palavras-chave:

Educação integral. Ensino médio. Formação social e humana. Construcionismo social.

Resumo

Este artigo apresenta uma escola que busca uma formação integral para seus estudantes e que tem um plano de trabalho inovador a começar pelo compromisso de transformação social que teve início com a decisão de construí-la numa região de baixos recursos econômicos da cidade de Mérida, no México. Realizamos uma pesquisa qualitativa e descritiva, partindo de um referencial construcionista social, que recomenda que os participantes sejam coautores do trabalho, evitando o distanciamento pesquisador-pesquisado. Neste sentido, convivemos alguns dias dos meses de setembro e outubro de 2018 na escola, participando de aulas e outras atividades e fizemos diálogos gravados com três professores sobre o trabalho da escola. Concluímos que a escola possui um trabalho de formação social e humana que se dá a partir de uma matriz curricular diferenciada, com disciplinas que buscam articular seus conteúdos à realidade dos estudantes, incluindo matérias de formação pessoal, social, profissional e realização de atividades socio comunitárias pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa - MG

Psicóloga formada pela UFMG, com Mestrado em Educação pela UFMG, Doutorado em Educação pela USP, pós-doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Sevilha-ES.

Referências

ANDERSON, Harlene. Relaciones de colaboración y conversaciones dialógicas: Ideas para una práctica sensible a lo relacional. Family Process, Philadelphia, EUA, v. 51, n. 1, p. 1-20, 2012.

DEFEHR, Janice. Investigación de acción dialógica: el fenómeno de agencia democrática y transformativa de la habilidad de respuesta. [s.d.]. Disponível em: <https://www.taosinstitute.net/Websites/taos/images/AboutRelationalResearchNetwork/Investigacio%CC%81n%20de%20accio%CC%81n%20dialo%CC%81gica,%20DeFehr,%20J._.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.

EXANI I. Exámenes Nacionales de Ingreso. s.d. Disponível em: http://www.ceneval.edu.mx/exani-i. Acesso em: 20 nov.2018

DIANA Marisol Rodríguez Bastos. Conversación. Mérida (México), 20 set. 2018.

CENEVAL. Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior. Disponível em: <http://www.ceneval.edu.mx/>. Acesso em: 16 nov. 2018.

GERGEN, Kenneth J.; GERGEN, Mary. Reflexiones sobre la construcción social. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2011.

HANAL PIXÁN. Disponível em: <http://www.yucatan.gob.mx/?p=hanal_pixan>. Acesso em: 23 nov. 2018

INFANTE, Cynthia Loreto Sosa. Ser mujer: diálogos intergeneracionales. 128f. Tesis de Maestría. Instituto Kanankil. Mérida, México, 2013.

MIRSU – Modelo Institucional de Responsabilidad Social Universitaria en la UADY. Disponível em: <http://www.dgplanei.uady.mx/data/rsu/PRESENTACI%C3%93N%20MODELO.PDF>. Acesso em: 16 nov. 2018.

MISIÓN de la escuela. Disponível em: <http://www.unidadacademica.uady.mx/mision.php>. Acesso em: 20 nov. de 2018.

MITCHEL Antonio Guerrero González. Conversación. Mérida (México), 17 set. 2018.

PATRICIA del Rosario Baas Rejón. Conversación. Mérida (México), 7 set. 2018.

PLAN de estudios del Bachillerato General Universitario. Julio, 2015. Disponível em: <http://www.unidadacademica.uady.mx/userfiles/calendario/VEPLANBGU.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

RSU – Responsabilidad Social Universitaria. Disponível em: <http://www.dgplanei.uady.mx/rsu.php>. Acesso em: 16 nov. 2018

YO no abandono. Disponível em: <http://www.sems.gob.mx/es/sems/yo_no_abandono>. Acesso em: 22 nov. 2018.

Publicado

27-02-2019

Como Citar

de Souza, R. de C. (2019). Formação humana e social a partir da escola. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID16248

Edição

Seção

Artigos