Educação escolar de mulheres negras: interdições históricas...

Autores/as

  • Giane Elisa Sales de Almeida
  • Claudia Maria Costa Alves

Palabras clave:

Memória. Mulheres negras. História da educação. Políticas públicas.

Resumen

O artigo aborda aspectos relativos a historia da educação de mulheres negras com base na analise dos fragmentos de memória disponibilizados pelos sujeitos da investigação. Procurando desenhar um perfil do que foi a trajetória educacional desse grupo, particularmente na cidade de Juiz de Fora,no estado brasileiro de Minas Gerais, no período 1950-1970, utilizou-se a historia oral como metodologia. Foram analisados aspectos relativos a cultura escolar e a democratização da escola publica no Brasil, bem como os modos como as políticas publicas voltadas a escolarização interferiram nas historias de vida das mulheres negras. O artigo relaciona as categorias raça, gênero e classe para o entendimento da fruição do direito a cidade e a escola publica como um importante equipamento urbano. Discute os modos como as políticas publicas são apreendidas e os limites interpostos no cotidiano escolar.

O artigo aborda aspectos relativos a historia da educação de mulheres negras com base na analise dos fragmentos de memória disponibilizados pelos sujeitos da investigação.

Procurando desenhar um perfil do que foi a trajetória educacional desse grupo, particularmente na cidade de Juiz de Fora,no estado brasileiro de Minas Gerais, no período 1950-1970, utilizou-se a historia oral como metodologia. Foram analisados

aspectos relativos a cultura escolar e a democratização da escola publica no Brasil, bem como os modos como as políticas publicas voltadas a escolarização interferiram nas historias de vida das mulheres negras. O artigo relaciona as categorias raça, gênero e classe para o entendimento da fruição do direito a cidade e a escola publica como um importante equipamento urbano. Discute os modos como as políticas publicas são apreendidas e os limites interpostos no cotidiano escolar.

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Biografía del autor/a

Giane Elisa Sales de Almeida

Profa. Ms. Giane Elisa Sales de AlmeidaProfessora da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora | Minas GeraisMembro do Grupo de Pesquisa Memória, História eProdução do Conhecimento em EducaçãoE-mail | giane.elisa@yahoo.com.br

Claudia Maria Costa Alves

Profa. Dra. Claudia Maria Costa AlvesUniversidade Federal Fluminense | Niterói | Rio de JaneiroFaculdade de EducaçãoCoordenadora do Grupo de Pesquisa Memória, História eProdução do Conhecimento em EducaçãoE-mail | claudiamaria.alves@pq.cnpq.br

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Almeida, G. E. S. de, & Alves, C. M. C. (2011). Educação escolar de mulheres negras: interdições históricas. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4003