Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação

Autores/as

  • Indira Alves França Fundação Oswaldo Cruz
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7081

Palabras clave:

Pós-graduação em Educação. Gestão. Avaliação da Capes.

Resumen

Este artigo examina características da gestão de quatro Programas de Pós-Graduação em Educação considerados de excelência na avaliação da Capes. À luz de contribuições de Ball e Bourdieu analisa documentos oficiais e depoimentos de coordenadores, membros da ANPEd e do FORPREd e representantes da Área de Educação, revelando as estratégias desenvolvidas pelos representantes dessas instâncias para avançar, legitimar e consolidar suas posições nas hierarquias do campo da pós-graduação. Mais especificamente, revela convergências e divergências na forma de a gestão dos programas se relacionar com a avaliação da Capes, que envolvem a gestão coletiva, o credenciamento docente e a seleção de alunos e professores.

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Biografía del autor/a

Indira Alves França, Fundação Oswaldo Cruz

Profa. Dra. Indira Alves França

Fundação Oswaldo Cruz

Instituto de Informação e Comunicação em Saúde

Vice-Diretoria de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico

Laboratório de Avaliação da Educação | LAEd

E-mail | indira@icict.fiocruz.br

Alicia Maria Catalano de Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Alicia Maria Catalano de Bonamino

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação | PUC-Rio

Laboratório de Avaliação da Educação | LAEd

E-mail | alicia@puc-rio.br

Publicado

15-12-2014

Cómo citar

França, I. A., & Bonamino, A. M. C. de. (2014). Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação. Educación En Cuestión, 50(36), 125–155. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7081