O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem

Autores/as

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7176

Palabras clave:

Educação. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Modernizar e racionalizar o Estado.

Resumen

O presente artigo propõe uma (re) leitura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação. Nele, estão contidas as principais discussões em torno da educação pública e privada, bem como balizou os debates no âmbito da reconstrução educacional do país. Seus signatários enfatizam a premência de se criar um sistema nacional de educação para fazer frente às dificuldades enfrentadas pelo Brasil, fossem estes problemas de ordem política, econômica ou social. Os princípios do Manifesto expressam a necessidade de racionalizar e modernizar o Estado, via instrução pública, tendo em vista a modernização da nação.

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Biografía del autor/a

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Profa. Dra. Maria Cristina Gomes Machado

Departamento de Fundamentos da Educação

Universidade Estadual de Maringá

Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq

Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições

Escolares e HISTEDBR | GT Maringá

E-mail | mcgmachado@uem.br

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Uberlândia

Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq

Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação Brasileira

E-mail | carloshcarvalho06@yahoo.com.br

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Publicado

15-04-2015

Cómo citar

Machado, M. C. G., & Carvalho, C. H. de. (2015). O legado do Manifesto de 32 à educação brasileira: os desafios persistem. Educación En Cuestión, 51(37), 175–194. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7176