A herança universitária 100 anos após a reforma - debate e combate a validade e perspectivas

Autores

  • Pablo Imen Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13996

Palavras-chave:

Reforma universitária, Universidade Nacional e Popular, Democratização universitária, Patria grande

Resumo

Este artigo analisa, a partir da perspectiva do século, as coleções da Reforma Universitária de Córdoba, Argentina, em 15 de junho de 1918. Naquele tempo a reação estudantil contra universidade clerical, autoritário e conservador incluiu sua crítica como uma alternativa democratizadora que se expandiu na América Latina. Durante o século XX houve diferentes experiências que são contribuições valiosas para pensar a Universidade do século XXI no contexto da construção da Patria Grande do reformismo revolucionário popular e nacionalismo. A Declaração de Cartagena das Índias, de 2008, pelo Conselho Regional de Educação Superior (CRES) UNESCO recupera esses legados, propondo salvamentos seus níveis de espírito democratizante de governo, o seu projecto educativo e sua projeção no sentido de contextos nacionais e países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMARAZ Roberto; CORCHÓN Manuel; ZEMBORAIN Rómulo. Las luchas estudiantiles en tiempos de Perón (1943-1955). Barcelona: Editora Planeta, 2001.

GONZÁLEZ Julio V.; ROMERO José Luis; INGENIEROS José; FRONDIZI Risieri; GRANDE Enrique; ETCHEVERRY Guillermo Jaim; SANGUINETTI Horacio; LUNA Félix; BALESTRA René; BORDELOIS Gastón; RAJNERI Norberto; WEINSCHELBAUM Ernesto. La reforma universitaria. Su legado. 1918-2008. Buenos Aires: Librería Editorial Histórica Emilio J. Perrot, 2008.

GENTILI Pablo; LANDER Edgardo; TRINDADE Helgio; ABOITES Hugo; MOLLIS Marcela; CASANOVA Pablo González; Roberto FOLLARI y Roberto LEHER. Universidades na penumbra. Neoliberalismo e reestruturacao universitaria. San Pablo: Editora Cortez- CLACSO, 2001.

CÚNEO Dardo e Otros. La reforma universitaria (1918-1930). 2. ed. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1988.

UNESCO. Instituto de Educación Superior de América Latina y el Caribe (IESALC). Conferencia Regional de Educación Superior. “Declaración Final de la Conferencia Regional de Educación en América Latina y el Caribe.” Cartagena de Indias (Colombia), 2008. Disponible en: https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/view/955. Access en: 29 jun. 2017.

DOMINGORENA, Horacio. Artículo 28. Universidades Privadas en la Argentina. Sus antecedentes. Buenos Aires: Editorial Americana, 1959.

FRONDISI, Risieri. La universidad en un mundo e tensiones: misión de las universidades en América Latina. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1971.

GHIOLDI, Américo. Libertado de enseñanza. Buenos Aires: Biblioteca de Educación/Universidad de Buenos Aires, 1961.

GIROUX, Henry. La universidad secuestrada. El reto de confrontar a la alianza militar-industrial-académica. Caracas: Centro Internacional Miranda, 2008.

IMEN, Pablo. La universidad pública en su laberinto. Apuntes para una memoria del futuro. Revista del CCC, Buenos Aires, n. 3, mayo/ago. 2008. Disponible en: http://www.centrocultural.coop/revista/articulo/70/. Acceso en: 29 jun. 2017.

MANGONE, C.; WARLEY, Jorge. Universidad y peronismo (1946-1955). Buenos Aires: Centro Editor de América Latina SA, 1984.

PUIGGROS, Rodolfo. La universidad del pueblo. Buenos Aires: Editora De Crisis, 1974. Se incluyen prólogo de Carlos Suárez, y dos entrevistas concedidas por R. Puiggros a Osvaldo Soriano y a Enrique Martínez respectivamente: El papel de la nueva Universidad (CUESTIONARIO, julio de 1973) y Universidad, peronismo y revolución (CIENCIA NUEVA, agosto de 1973).

Publicado

12-04-2018

Como Citar

Imen, P. (2018). A herança universitária 100 anos após a reforma - debate e combate a validade e perspectivas. Revista Educação Em Questão, 56(47), 12–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13996

Edição

Seção

Artigos