Aprender na prática

a escola no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais a partir da experiência na UFC

Autores

  • Maria Iris Abreu Santos Universidade Federal do Ceará/Doutoranda em Sociologia - PPGS https://orcid.org/0000-0001-6785-1190
  • Gislania de Freitas Silva Universidade Federal do Ceará/Doutoranda em Sociologia - PPGS; SEDUC-CE/Professora da rede estadual de ensino

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23230

Palavras-chave:

Sociologia/Antropologia da Educação, Licenciatura, Formação Docente, Pesquisa, Escola

Resumo

Neste artigo propomos discutir a formação para a docência nas licenciaturas em Ciências Sociais a partir do curso ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com base nas percepções e experiências de estudantes egressos deste curso, compartilhadas por meio de questionários e entrevistas, problematizamos a hierarquia simbólica associada à dicotomia pesquisador/professor e destacamos a centralidade da relação universidade-escola na formação docente. Seguindo o diálogo entre Antropologia e Educação, refletimos sobre o lugar da prática no processo de aprendizagem e ressaltamos a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em promover a imersão do licenciando na escola desde o início da formação, transcendendo assim as disciplinas de estágio. Concluímos que a aproximação do discente com o ambiente escolar torna patente a indissociabilidade entre pesquisa e ensino, uma vez que vivenciar a escola – seus atores, dinâmicas e relações sociais - pressupõe simultaneamente experimentá-la enquanto prática e torná-la objeto de reflexão socioantropológica.

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Biografia do Autor

Maria Iris Abreu Santos, Universidade Federal do Ceará/Doutoranda em Sociologia - PPGS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2012). É membro do Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política (NERPO) da Universidade Federal do Ceará.

Gislania de Freitas Silva, Universidade Federal do Ceará/Doutoranda em Sociologia - PPGS; SEDUC-CE/Professora da rede estadual de ensino

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2009). É professora de Sociologia da rede estadual de ensino (SEDUC-CE) desde 2010. Tem interesse nas seguintes áreas: pensamento social brasileiro e latino-americano; estudos subalternos e crítica pós-colonial; formação e atuação docente; Sociologia no ensino básico.

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

ABREU SANTOS, M. I.; DE FREITAS SILVA, G. Aprender na prática: a escola no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais a partir da experiência na UFC. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 1–22, 2021. DOI: 10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23230. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/23230. Acesso em: 5 dez. 2024.