O IMAGINÁRIO SOCIAL CRISTALIZADO NA HISTÓRIA PELAS IMAGENS VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26395Palavras-chave:
Imagem visual, História, Livro didático, Ensino, Imaginário socialResumo
As imagens visuais têm ocupado os mais variados espaços no tempo presente, ao ponto que podemos afirmar que o século XXI são delas. Elas têm dominado as relações sociais, culturais e educacionais. A minha pesquisa sobre os livros didáticos de história, tem revelado um considerável aumento delas ao longo das páginas dos mesmos. Desta forma, discorro sobre como o ensino de história do Brasil – responsável pela construção da memória nacional vai sendo configurado em seus LDs e de que maneira os grandes acontecimentos da História do Brasil e seus respectivos “heróis” eternizados por meio das imagens visuais são usados para criar mitos no imaginário social como estátuas postas em praças públicas que servem de referencial imagético de um período ou acontecimento no qual tornam-se uma espécie de topoi.
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