O LADO VERDE DA CASA AZUL:

o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História

Autores

  • Wesley Oliveira Kettle Universidade Federal do Pará
  • Victória Emi Murakami Vidigal Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552

Palavras-chave:

Espaço patrimonial, Ensino de história, Jardim Frida Kahlo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o jardim do Museo Frida Kahlo, localizado na Cidade do México, como espaço para o ensino de história. Demonstraremos os aspectos que nos garantem considerar o jardim de Frida como um lugar de memória e um patrimônio histórico ambiental. Apresentaremos os resultados de uma experiência educacional de visita virtual ao referido Museu com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa atividade nos permitiu discutir o conceito de espaço e direcionar os alunos para a perspectiva ambiental da história, encontrando no jardim um local privilegiado para esse tipo de abordagem inovadora. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Oliveira Kettle, Universidade Federal do Pará

Doutor em História Social pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-graduação em ensino de história (PROFHISTÓRIA-UFPA) e da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará - campus Ananindeua. Editor do website www.historiaenatureza.com

Victória Emi Murakami Vidigal , Universidade Federal do Pará

Graduada em História pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa História e Natureza (GRHIN; CNPq/UFPA).

Referências

ANDRADE, Inês El-Jaick. Construção e desconstrução do conceito de jardim histórico. Risco-Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, n. 8, 2008 p. 138-144.

BARTALINI, Vladimir. Áreas verdes e espaço livres urbanos. Paisagem e ambiente, n. 1-2, 1986, p. 49-56.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos CEDES [online]. 2005, v. 25, n. 66 [Acessado 2 Setembro 2021], pp. 185-207. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004>.

DUBERNARD, Luis EVERAERT. Coyoacán a vuelapluma. México. Banco del Atlántico. 1992.

GLASS, Daniel. ONCE UPON A TIME IN MEXICO: FRIDA KAHLO'S GARDEN AT LA CASA AZUL, COYOACÁN. Garden History, 2011, p. 239-248.

GRIMBERG, Salomon. Frida Kahlo. North Dighton: World Publications Group, 2006.

KAHLO, Frida. El Diario de Frida Kahlo: Nueva Mirada. Cidade do México: La Vaca Independiente, 2018.

KETTENMANN, Andrea. Frida Kahlo, 1907-1954: pain and assion. Cologne. Taschen, 2000.

LEVINZON, Gina Khafif. Frida Kahlo: a pintura como processo de busca de si mesmo. Rev. bras. psicanál, São Paulo , v. 43, n. 2, p. 49-60, jun. 2009 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2009000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 ago. 2021.

MACHADO, Elvira Maria. Mudança em História - concepções dos alunos do 7º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Minho, 2006.

MUCHACHO, Rute. O Museu Virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico. Biblioteca online de ciências da comunicação. 2005. Disponível em: http://www. bocc. ubi. pt/pag/muchachorute-museu-virtual-novas-tecnologiasreinvencao-espaco-museologico. Acesso em: 26 de agosto de 2021.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10, 1993.

PRIMO, Judite. Museus, hibridação cultural e novas territorialidades. Cadernos de Sociomuseologia, v. 46, n. 2, 2013.

RAYWARD, W. Boyd; TWIDALE, Michael B. From docent to cyberdocent: education and guidancein the virtual museum. Archives and Museum Informatics, v. 13, n. 1, p. 23-53, 1999.

SCIFONI, Simone. Os diferentes significados do patrimônio natural. Diálogos, v. 10, n. 3, 2006, p. 55-78.

SOTO, Hilda Trujillo. "Tesoros de la Casa Azul", una experiencia museográfica en el Museo Frida Kahlo (México DF). Museos. es: Revista de la Subdirección General de Museos Estatales, n. 4, 2008, p. 222-229.

Downloads

Publicado

14-04-2022

Como Citar

KETTLE, W. O.; VIDIGAL , V. E. M. O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História . Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 17–37, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552. Acesso em: 23 abr. 2024.