O LADO VERDE DA CASA AZUL:

o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História

Auteurs-es

  • Wesley Oliveira Kettle Universidade Federal do Pará
  • Victória Emi Murakami Vidigal Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552

Mots-clés :

Espaço patrimonial, Ensino de história, Jardim Frida Kahlo

Résumé

Este artigo apresenta uma análise sobre o jardim do Museo Frida Kahlo, localizado na Cidade do México, como espaço para o ensino de história. Demonstraremos os aspectos que nos garantem considerar o jardim de Frida como um lugar de memória e um patrimônio histórico ambiental. Apresentaremos os resultados de uma experiência educacional de visita virtual ao referido Museu com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa atividade nos permitiu discutir o conceito de espaço e direcionar os alunos para a perspectiva ambiental da história, encontrando no jardim um local privilegiado para esse tipo de abordagem inovadora. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Wesley Oliveira Kettle, Universidade Federal do Pará

Doutor em História Social pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-graduação em ensino de história (PROFHISTÓRIA-UFPA) e da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará - campus Ananindeua. Editor do website www.historiaenatureza.com

Victória Emi Murakami Vidigal , Universidade Federal do Pará

Graduada em História pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa História e Natureza (GRHIN; CNPq/UFPA).

Références

ANDRADE, Inês El-Jaick. Construção e desconstrução do conceito de jardim histórico. Risco-Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, n. 8, 2008 p. 138-144.

BARTALINI, Vladimir. Áreas verdes e espaço livres urbanos. Paisagem e ambiente, n. 1-2, 1986, p. 49-56.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos CEDES [online]. 2005, v. 25, n. 66 [Acessado 2 Setembro 2021], pp. 185-207. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004>.

DUBERNARD, Luis EVERAERT. Coyoacán a vuelapluma. México. Banco del Atlántico. 1992.

GLASS, Daniel. ONCE UPON A TIME IN MEXICO: FRIDA KAHLO'S GARDEN AT LA CASA AZUL, COYOACÁN. Garden History, 2011, p. 239-248.

GRIMBERG, Salomon. Frida Kahlo. North Dighton: World Publications Group, 2006.

KAHLO, Frida. El Diario de Frida Kahlo: Nueva Mirada. Cidade do México: La Vaca Independiente, 2018.

KETTENMANN, Andrea. Frida Kahlo, 1907-1954: pain and assion. Cologne. Taschen, 2000.

LEVINZON, Gina Khafif. Frida Kahlo: a pintura como processo de busca de si mesmo. Rev. bras. psicanál, São Paulo , v. 43, n. 2, p. 49-60, jun. 2009 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2009000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 ago. 2021.

MACHADO, Elvira Maria. Mudança em História - concepções dos alunos do 7º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Minho, 2006.

MUCHACHO, Rute. O Museu Virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico. Biblioteca online de ciências da comunicação. 2005. Disponível em: http://www. bocc. ubi. pt/pag/muchachorute-museu-virtual-novas-tecnologiasreinvencao-espaco-museologico. Acesso em: 26 de agosto de 2021.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10, 1993.

PRIMO, Judite. Museus, hibridação cultural e novas territorialidades. Cadernos de Sociomuseologia, v. 46, n. 2, 2013.

RAYWARD, W. Boyd; TWIDALE, Michael B. From docent to cyberdocent: education and guidancein the virtual museum. Archives and Museum Informatics, v. 13, n. 1, p. 23-53, 1999.

SCIFONI, Simone. Os diferentes significados do patrimônio natural. Diálogos, v. 10, n. 3, 2006, p. 55-78.

SOTO, Hilda Trujillo. "Tesoros de la Casa Azul", una experiencia museográfica en el Museo Frida Kahlo (México DF). Museos. es: Revista de la Subdirección General de Museos Estatales, n. 4, 2008, p. 222-229.

Téléchargements

Publié-e

14-04-2022

Comment citer

KETTLE, W. O.; VIDIGAL , V. E. M. O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História . Revue Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 17–37, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552. Acesso em: 22 déc. 2024.