O Audiovisual em ações de educação patrimonial:
a experiência do Projeto Viva e Reviva em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31729Keywords:
Educação Patrimonial; Audiovisual; Comunidade escolar.Abstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de documentário nas escolas como prática interdisciplinar e tendo como tema o Patrimônio cultural local. A referência para a análise é a experiência do Projeto de Educação Patrimonial Viva e Reviva, vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Goiás - SEDUC/GO e executado na cidade de Goiás a partir de 2000. O estudo visa identificar os princípios, os objetivos na execução do audiovisual que era um dos elementos que fazia parte da proposta do Viva e Reviva para fins de registro documental das ações das escolas junto à comunidade local com a participação de estudantes, professores e o poder público.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Ana Paula T. de. “Gravando!!!": o cinema documentário no cenário educativo: perspectivas para uma educação audiovisual. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2012.
CANDAU, V. M. F. (Org.). Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, (2): 27 a 35, jan./abr. 1995.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP. Papirus, 2012.
Projeto Viva e Reviva Goiás, “Um Mergulho com Profundidade na História de Goiás” 2000.
RODRIGUES, Lídia Glacir Gomes. Audiovisual como ferramenta de educação patrimonial com enfoque no Art Déco em Santa Maria. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria – Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, 2021
Relatório de Atividades do Projeto Viva e Reviva na Cidade de Goiás, 2002.
SCIFONI, Simone. Patrimônio e Educação no Brasil: o que há de novo? Educ. Soc., Campinas, v. 43, 2022, pp. 17-36.
SCIFONI, Simone. Desafios para uma nova educação patrimonial. Revista Teias, v. 18, n. 48, 2017, pp. 7-16.
SILVA, Manuela Ilha et al. A produção de documentários e sua ação como elemento de valorização do patrimônio cultural. XI Encontro Estadual de História. Universidade Federal do Rio Grande. 2013, pp. 1394-1404.
TOLÊNTINO, Átila Bezerra. Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola: uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire. Cadernos de Sociomuseologia, N 19, vol. 63, 2022, pp. 107-116.
TOLENTINO, Átila B. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In TOLENTINO, Átila B.; BRAGA, Emanuel Oliveira (Orgs.). Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 05. João Pessoa: Iphan/PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, p. 38-48.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Espacialidades Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The submission of manuscripts to this journal implies the transfer, by the authors, of the rights of printed and digital publication. The authors own copyrights to the works they have created and grant to the journal the right to initial publication, with simultaneous work licensed under the Creative Commons License CC BY-NC-SA 4.0, and for publication rights. The authors can publish their work online in institutional/disciplinary repositories or in their own websites. Authors can only use the same results in other publications, clearly indicating this journal as the means of the original publication.
The author also agrees to submit the work to the publication rules of the Espacialidades Journal mentioned above.
Espacialidades Journal is an open access journal under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0)