O Audiovisual em ações de educação patrimonial:

a experiência do Projeto Viva e Reviva em Goiás

Authors

  • Cassia Maria de Queiroz SEDUC/GO
  • Maria Dailza da Conceição Fagundes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31729

Keywords:

Educação Patrimonial; Audiovisual; Comunidade escolar.

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de documentário nas escolas como prática interdisciplinar e tendo como tema o Patrimônio cultural local. A referência para a análise é a experiência do Projeto de Educação Patrimonial Viva e Reviva, vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Goiás - SEDUC/GO e executado na cidade de Goiás a partir de 2000. O estudo visa identificar os princípios, os objetivos na execução do audiovisual que era um dos elementos que fazia parte da proposta do Viva e Reviva para fins de registro documental das ações das escolas junto à comunidade local com a participação de estudantes, professores e o poder público.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Dailza da Conceição Fagundes, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) da Universidade Estadual de Goiás.

References

ALBUQUERQUE, Ana Paula T. de. “Gravando!!!": o cinema documentário no cenário educativo: perspectivas para uma educação audiovisual. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2012.

CANDAU, V. M. F. (Org.). Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, (2): 27 a 35, jan./abr. 1995.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP. Papirus, 2012.

Projeto Viva e Reviva Goiás, “Um Mergulho com Profundidade na História de Goiás” 2000.

RODRIGUES, Lídia Glacir Gomes. Audiovisual como ferramenta de educação patrimonial com enfoque no Art Déco em Santa Maria. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria – Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, 2021

Relatório de Atividades do Projeto Viva e Reviva na Cidade de Goiás, 2002.

SCIFONI, Simone. Patrimônio e Educação no Brasil: o que há de novo? Educ. Soc., Campinas, v. 43, 2022, pp. 17-36.

SCIFONI, Simone. Desafios para uma nova educação patrimonial. Revista Teias, v. 18, n. 48, 2017, pp. 7-16.

SILVA, Manuela Ilha et al. A produção de documentários e sua ação como elemento de valorização do patrimônio cultural. XI Encontro Estadual de História. Universidade Federal do Rio Grande. 2013, pp. 1394-1404.

TOLÊNTINO, Átila Bezerra. Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola: uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire. Cadernos de Sociomuseologia, N 19, vol. 63, 2022, pp. 107-116.

TOLENTINO, Átila B. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In TOLENTINO, Átila B.; BRAGA, Emanuel Oliveira (Orgs.). Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 05. João Pessoa: Iphan/PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, p. 38-48.

Published

06-02-2024

How to Cite

MARIA DE QUEIROZ, C.; DA CONCEIÇÃO FAGUNDES, M. D. O Audiovisual em ações de educação patrimonial:: a experiência do Projeto Viva e Reviva em Goiás. Espacialidades Journal, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 99–119, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31729. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31729. Acesso em: 22 nov. 2024.