O Audiovisual em ações de educação patrimonial:
a experiência do Projeto Viva e Reviva em Goiás
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31729Mots-clés :
Educação Patrimonial; Audiovisual; Comunidade escolar.Résumé
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de documentário nas escolas como prática interdisciplinar e tendo como tema o Patrimônio cultural local. A referência para a análise é a experiência do Projeto de Educação Patrimonial Viva e Reviva, vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Goiás - SEDUC/GO e executado na cidade de Goiás a partir de 2000. O estudo visa identificar os princípios, os objetivos na execução do audiovisual que era um dos elementos que fazia parte da proposta do Viva e Reviva para fins de registro documental das ações das escolas junto à comunidade local com a participação de estudantes, professores e o poder público.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE, Ana Paula T. de. “Gravando!!!": o cinema documentário no cenário educativo: perspectivas para uma educação audiovisual. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2012.
CANDAU, V. M. F. (Org.). Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, (2): 27 a 35, jan./abr. 1995.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP. Papirus, 2012.
Projeto Viva e Reviva Goiás, “Um Mergulho com Profundidade na História de Goiás” 2000.
RODRIGUES, Lídia Glacir Gomes. Audiovisual como ferramenta de educação patrimonial com enfoque no Art Déco em Santa Maria. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria – Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, 2021
Relatório de Atividades do Projeto Viva e Reviva na Cidade de Goiás, 2002.
SCIFONI, Simone. Patrimônio e Educação no Brasil: o que há de novo? Educ. Soc., Campinas, v. 43, 2022, pp. 17-36.
SCIFONI, Simone. Desafios para uma nova educação patrimonial. Revista Teias, v. 18, n. 48, 2017, pp. 7-16.
SILVA, Manuela Ilha et al. A produção de documentários e sua ação como elemento de valorização do patrimônio cultural. XI Encontro Estadual de História. Universidade Federal do Rio Grande. 2013, pp. 1394-1404.
TOLÊNTINO, Átila Bezerra. Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola: uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire. Cadernos de Sociomuseologia, N 19, vol. 63, 2022, pp. 107-116.
TOLENTINO, Átila B. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In TOLENTINO, Átila B.; BRAGA, Emanuel Oliveira (Orgs.). Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 05. João Pessoa: Iphan/PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, p. 38-48.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revue Espacialidades 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)