Educação escolar indígena

o processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos.

Autores/as

  • Mariana Ferreira Bayer UFPR
  • Oséias Poty Miri Florentino UNICENTRO
  • Suzete Terezinha Orzechowski UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n01ID19549

Palabras clave:

gestão escolar indígena, gestão democrática, escola indígena

Resumen

Este trabalho tem como tema de pesquisa a gestão na escola indígena, a participação da coletividade e a autonomia dentro da realidade do território. A pesquisa é bibliográfica, documental e de campo, com estudos teóricos, estudos da legislação, levantamento e análise de dados empíricos sobre o trabalho pedagógico na gestão escolar em duas escolas indígena, sendo uma Guarani e outra Kaingang, localizadas dentro do município da Mangueirinha/Paraná, próximas ao Campus Avançado de Chopinzinho. O objetivo foi discutir a gestão democrática e identificar como ocorre a participação indígena na gestão escolar desde a construção do Projeto Político Pedagógico, identificando os sujeitos indígenas envolvidos no processo, os limites e as possibilidades de avanços que precisam ser construídas pelas escolas indígenas na gestão escolar tendo foco a Educação Escolar Indígena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

17-04-2020

Cómo citar

BAYER, M. F.; FLORENTINO, O. P. M.; ORZECHOWSKI, S. T. Educação escolar indígena: o processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 16, n. 01, p. 38–64, 2020. DOI: 10.21680/1984-817X.2020v16n01ID19549. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/19549. Acesso em: 21 nov. 2024.