SECOND LANGUAGE ACQUISITION IN ENGLISH BILINGUAL CONTEXTS: THE GENERATIVE PERSPECTIVE
Palavras-chave:
aquisição de L2, bilinguismo, Princípios e ParâmetrosResumo
O Bilinguimo cresce exponencialmente no Brasil, como fenômeno e como
tendência, o que pode ser observado pelo número de pesquisadores brasileiros
que o pesquisam (Mello, 1999; Megale, 2005; Marcelino, 2007, 2009; Flory &
Souza, 2009). Às vezes, no entanto, esse crescimento pode vir como resultado
de uma tendência que é dogmaticamente seguida por ser moderna, de forma
semelhante a qualquer outra tendência educacional milagrosa, capaz de resolver
todos os problemas do momento. Em um contexto em que a maior parte dos
debates se ocupa de aspectos educacionais e pedagógicos da educação bilíngue,
um elemento essencial e de grande importância parece estar fora da discussão
sobre desenvolvimento linguístico: a aquisição da lingua inglesa. A perspectiva
gerativista, entretanto, oferece uma agenda relevante para o tratamento do
tema. (Songbird, 1999; Herschensohn, 2000; White, 2003; Meisel, 2011, entre
outros). Este trabalho levanta questões linguísticas pertinentes ao contexto
de desenvolvimento de L2, como o papel do input no desenvolvimento do
inglês em estágios iniciais da vida, à luz da Teoria de Princípios e Parâmetros
(Chomsky, 1986, 1988, 1995). Na parte final do trabalho, apresento uma
reflexão sobre a importância de se prover input ideal à criança no contexto
bilíngue, como forma de maximização das chances de desenvolvimento e
aquisição de uma L2, valendo-se do seu momento aquisicional privilegiado
pela pouca idade.
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