Foco e Escopo

Foco e Escopo

A Revista do GELNE é uma publicação semestral vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. É um periódico consolidado que tem publicado regular e ininterruptamente volumes que reúnem pesquisas de significativa relevância científico-acadêmica para a consolidação da área de Letras e Linguística no Brasil – considerando as subáreas de Linguística Teórica e Descritiva, Linguística Aplicada e Literatura Comparada. Desde a sua fundação, em 1999, foram publicados, até 2016,  18 volumes que reúnem produções de renomados pesquisadores do cenário nacional e internacional, de diferentes IES.

A política editorial da Revista contempla a publicação regular de um volume a cada ano, subdividido em duas publicações em dois número. A partir de 2015, os volumes publicados estarão divididos em: (1) um número atemático que visará publicar artigos selecionados considerando diferentes temáticas da grande área de Letras e Linguística – n. 1, publicado no final do primeiro semestre de cada ano/julho – e (2) um número temático que reunirá artigos voltados a uma subárea do conhecimento da grande área – n. 2, publicado no final do segundo semestre de cada ano/dezembro. A submissão de textos para o n.1 tem fluxo contínuo e de textos para o n.2 tem chamada aberta à comunidade com divulgação online.

O periódico é gerenciado por um Comitê editorial que se renova a cada 8 anos.

Publicam-se na Revista apenas textos originais (nos gêneros Artigo, Ensaio e Resenha), em português, inglês, espanhol ou francês, sendo aceitos para submissão apenas textos inéditos que não estejam sendo submetidos a outros periódicos. Para a organização de cada volume da Revista o Comitê editorial leva em consideração a publicação de textos em que se representem diferentes regiões e diferentes IES. Mas é importante salientar que a Revista do GELNE atende a uma demanda da região norte e nordeste do Brasil, no sentido de fomentar e de divulgar a pesquisa científica nessas regiões, sem, no entanto, ficar a elas restrita. Pelo contrário, a Revista do GELNE publica regulamente produções advindas de diferentes regiões e instituições do Brasil e do Exterior.