O ensino de morfologia na educação básica: algumas reflexões e propostas

Autores

  • Fábio Araújo Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20850

Resumo

Neste trabalho, buscamos refletir sobre a cena contemporânea do ensino de morfologia no Brasil, na educação básica, e, a partir daí, propor atividades que privilegiem o funcionamento da gramática no texto. O nosso trabalho está inserido no campo da Linguística Aplicada, por ser uma área interdisciplinar que aborda questões de ensino e aprendizagem de línguas. Nesse sentido, refletimos sobre contribuições da Linguística Textual e da Análise do Discurso para teorias e documentos que provocaram uma mudança na perspectiva de compreender o ensino de gramática. Concluímos que há um descompasso entre teorias pedagógicas e práticas de ensino quanto ao trabalho com a gramática na escola, inclusive no campo da morfologia, por isso se faz necessário contribuir com reflexões e propostas nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

ARAÚJO OLIVEIRA, F. O ensino de morfologia na educação básica: algumas reflexões e propostas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72–82, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20850. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20850. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos