O ensino de morfologia na educação básica: algumas reflexões e propostas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20850Resumo
Neste trabalho, buscamos refletir sobre a cena contemporânea do ensino de morfologia no Brasil, na educação básica, e, a partir daí, propor atividades que privilegiem o funcionamento da gramática no texto. O nosso trabalho está inserido no campo da Linguística Aplicada, por ser uma área interdisciplinar que aborda questões de ensino e aprendizagem de línguas. Nesse sentido, refletimos sobre contribuições da Linguística Textual e da Análise do Discurso para teorias e documentos que provocaram uma mudança na perspectiva de compreender o ensino de gramática. Concluímos que há um descompasso entre teorias pedagógicas e práticas de ensino quanto ao trabalho com a gramática na escola, inclusive no campo da morfologia, por isso se faz necessário contribuir com reflexões e propostas nessa área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.