Etapas do Processo Editorial

1. Submissão do artigo: exclusivamente pelo sistema da revista, conforme orientações constantes da aba “Diretrizes para autores”.

2. Desk review

Após a submissão, os trabalhos são avaliados pelos editores, que observam se o manuscrito atende à política editorial da revista, ao escopo e foco, ao gênero pretendido, ao grau de profundidade esperado para uma publicação científica, ao nível de linguagem apropriado a um trabalho científico, à originalidade.  Os trabalhos indeferidos nessa fase serão arquivados e os autores, notificados.

3. Análise de ineditismo

Posteriormente à submissão, os trabalhos também são avaliados quanto ao ineditismo por análise automática, momento em que são submetidos a software antiplágio, o CopySpider. Os trabalhos indeferidos nessa fase serão arquivados e os autores, notificados. A prática de plágio ocasiona rejeição do artigo em qualquer de suas fases, antes ou após publicação. Essa prática pode levar ao bloqueio de nova submissão por quatro anos.

4. Avaliação por pares às cegas

Os trabalhos deferidos nas duas fases anteriores seguirão para análise por, pelo menos, dois avaliadores especialistas, que não terão acesso aos metadados dos autores nem estes terão acesso aos nomes dos avaliadores (avaliação duplamente cega). A análise avaliará a contribuição do trabalho para a área dos estudos linguísticos e/ou literários que justifique sua publicação e considera, resumidamente: 

a) adequação do trabalho ao tema proposto; 

b) explicitação do(s) objetivo(s) do trabalho e coerência de seu desenvolvimento no texto; 

c) conformidade com a teoria proposta, demonstrando conhecimento atualizado da bibliografia relevante; 

d) originalidade da reflexão e contribuição para o campo de conhecimento; 

e) clareza, correção e adequação da linguagem a um trabalho científico.

5. Notificação aos autores

Os autores serão notificados por e-mail, via sistema, sobre o resultado da avaliação (cabe aos autores acompanhar o processo de avaliação e edição no sistema). O tempo médio para esta resposta são quatro meses, podendo ser maior ou menor em função de fatores diversos, tais como: necessidade de terceiro ou quarto avaliador, demora na entrega dos pareceres, número elevado de artigos submetidos etc.

A Revista do GELNE não se responsabiliza por mensagens não entregues por problemas técnicos, filtros de spam dos provedores, endereços de e-mail desatualizados etc.). Quando recusado, o trabalho é arquivado. Quando aceito com modificações, é dado um prazo ao autor (em média, 7 a 10 dias), para entrega da segunda versão.

6. Conferência dos pareceristas

No caso de artigos aprovados com correções obrigatórias, a segunda versão apresentada pelos autores é submetida novamente aos pareceristas para que estes confiram se os ajustes recomendados foram realizados. Atendidas as recomendações (na totalidade ou em sua maioria), os artigos seguem para a fase de Edição de texto. Se as recomendações não forem atendidas, o trabalho é arquivado e o autor, notificado.

7. Edição de texto

O processo de edição de texto tem três etapas. Na primeira delas, o editor de texto verifica a segunda versão apresentada em relação à primeira submissão e às alterações feitas. Em seguida, o editor encaminha a versão conferida ao(s) autor(es) para que estes insiram os dados pessoais (nome, condição acadêmica, afiliação institucional) e identificação das autocitações. Por fim, após recebimento da versão identificada do artigo, esta é encaminhada para a diagramação.

8. Diagramação/editoração

Após o envio da nova versão identificada, o artigo é encaminhado da edição para a editoração. Nessa etapa, ocorre a diagramação (paginação, tabulação, correção ortográfica etc.). Em seguida, são realizados os seguintes procedimentos: conferência dos metadados do artigo, como a checagem da ordem dos autores, do título e do resumo; inserção de DOI e agendamento para publicação. Após todos esses procedimentos, o artigo é publicado.

Atrasos nesta etapa podem levar o artigo a ser programado para a edição seguinte ou a ser arquivado.

9. Publicação contínua

Os trabalhos diagramados são publicados isolada e continuamente, em sua versão definitiva e com número DOI, até que se atinja o número máximo de artigos por edição (15) ou a data de fechamento do número (último mês do semestre), o que acontecer primeiro.

10. Publicação do número completo

Os trabalhos publicados em ahead of print são reunidos em um número completo, com numeração de página e número DOI. O conteúdo de cada artigo é contemplado na apresentação do número, feita por um ou mais membros das Editorias (chefe e/ou executiva).