Aconteceu a virada no ensino de Língua Portuguesa?
Resumo
Os estudos contemporâneos de linguagem caracterizam-se através de dois movimentos: o deslocamento
do foco da frase para o texto e do enunciado
para a enunciação. No entanto, basta uma olhada em
nossos materiais pedagógicos, basta uma observação
nas conversas de estudantes de nossas escolas,
basta um rápido contato com professores de língua
materna, para concluir que as novas tendências ainda
não chegaram às salas de aula. É a marca prescritivista
do estudo e do ensino que ainda predomina. Essa
mudança nos paradigmas de estudos lingüísticos tem
como conseqüência um novo posicionamento do homem
diante da linguagem. O objeto linguagem passa a
ser visto não mais como um produto a ser dissecado,
a ser analisado e sim como um processo.
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Publicado
19-02-2016
Como Citar
FREGONEZI, D. E. Aconteceu a virada no ensino de Língua Portuguesa?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 82–85, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9266. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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