Aspectos da dimensão verbal do gênero anúncio publicitário impresso direcionado ao público masculino
Palavras-chave:
Gênero do discurso. Anúncio publicitário. Dimensão Verbal.Resumo
Diversos estudos que focalizam o gênero do discurso sob a perspectivabakhtiniana têm se desenvolvido no campo da Linguística Aplicada (LA)no Brasil (BRAIT, 2010; RODRIGUES, 2001; ROJO, 2005). Esse estudoprocura apresentar uma análise da construção linguística (dimensão verbal)do gênero anúncio publicitário impresso, sob a orientação metodológica dosestudos bakhtinianos e o Círculo (BAKHTIN, 1995; 2010), além de autoresda esfera publicitária (SAMPAIO, 2003; MARTINS, 2010). Para tanto, foramanalisados 73 (setenta e três) exemplares do gênero retirados de quatro (4)revistas direcionadas ao público masculino e de circulação nacional. Seguimosa revisão de estudos prévios na área de análise de gêneros da mídia impressa(RODRIGUES, 2001; ROHLING DA SILVA, 2009), além das postulaçõesbakhtinianas sobre o método sociológico de análise da língua. Os resultadosapontam para algumas regularidades enunciativo-discursivas do horizontetemático na materialidade do gênero anúncio publicitário impresso.Entendemos que o presente estudo é relevante, à medida que contribui parao advento de pesquisas cujo foco seja a análise de gêneros do discurso na LA,notadamente, no que concerne àqueles que circulam na esfera publicitária.Downloads
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Publicado
16-03-2016
Como Citar
BEZERRIL, G. S.; ALVES, M. da P. C. Aspectos da dimensão verbal do gênero anúncio publicitário impresso direcionado ao público masculino. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 327–352, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9422. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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