Inscrever-se para escrever: relações dialógicas em práticas sociais de escrita na mídia virtual
Palavras-chave:
Dialogismo, Interação Social, Relações Dialógicas, Escritavirtual.Resumo
Neste artigo, propomo-nos a uma análise de enunciados escritos produzidosem uma rede de interação social virtual, buscando observar como os sujeitosse inscrevem nessas instâncias e de que estratégias enunciativo-discursivas sevalem para construírem sentidos. A perspectiva teórica adotada é a Teoria daEnunciação de Bakhtin (2000, 2005) e Volochínov (1976 [1926]), além dospressupostos da perspectiva dialógica de estudos da linguagem. As análisesapontam para o fato de que o processo de constituição do sujeito, nessasinstâncias de produção de linguagem, se estabelece de forma bastante peculiar,tanto no que diz respeito ao posicionamento socioaxiológico e ideológicoquanto no que concerne à natureza das operações enunciativo-discursivas querealiza na elaboração de tais enunciados, caracterizados por constantes (re)formulações, (re)estruturações e (re)significações, aspectos estes representativosdo espaço em que são produzidos/recebidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-03-2016
Como Citar
FRANCELINO, P. F. Inscrever-se para escrever: relações dialógicas em práticas sociais de escrita na mídia virtual. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 381–397, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9424. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.