Inscrever-se para escrever: relações dialógicas em práticas sociais de escrita na mídia virtual

Autores

  • Pedro Farias Francelino

Palavras-chave:

Dialogismo, Interação Social, Relações Dialógicas, Escritavirtual.

Resumo

Neste artigo, propomo-nos a uma análise de enunciados escritos produzidosem uma rede de interação social virtual, buscando observar como os sujeitosse inscrevem nessas instâncias e de que estratégias enunciativo-discursivas sevalem para construírem sentidos. A perspectiva teórica adotada é a Teoria daEnunciação de Bakhtin (2000, 2005) e Volochínov (1976 [1926]), além dospressupostos da perspectiva dialógica de estudos da linguagem. As análisesapontam para o fato de que o processo de constituição do sujeito, nessasinstâncias de produção de linguagem, se estabelece de forma bastante peculiar,tanto no que diz respeito ao posicionamento socioaxiológico e ideológicoquanto no que concerne à natureza das operações enunciativo-discursivas querealiza na elaboração de tais enunciados, caracterizados por constantes (re)formulações, (re)estruturações e (re)significações, aspectos estes representativosdo espaço em que são produzidos/recebidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-03-2016

Como Citar

FRANCELINO, P. F. Inscrever-se para escrever: relações dialógicas em práticas sociais de escrita na mídia virtual. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 381–397, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9424. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos