Processo avaliativo do Sistema Nacional de Pós-Graduação: um estudo da percepção de docentes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n3ID11798Resumo
O presente estudo é resultado de pesquisa realizada com os docentes permanentes credenciados aos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objetivando avaliar a percepção dos mesmos acerca do processo avaliativo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), no que se refere à avaliação da produção científica docente. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas, enviado eletronicamente a todos os professores permanentes dos PPGs do CCSA/UFRN. Como resultado, apresentaram-se os diversos pontos de vista dos participantes da pesquisa, bem como críticas e sugestões de melhorias ao referido sistema de avaliação.
Downloads
Referências
ALVES, Itala Moreira; MARICATO, João de Melo; MARTINS, Dalton Lopes. Fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação: um estudo nas universidades públicas em Goiás. Em Questão: revista da faculdade de biblioteconomia e comunicação da UFRGS, v. 21, n. 1, p. 150-172, 2015.
BERTOLIN, Júlio C. A transformação do SINAES: da proposta emancipatória à Lei híbrida. Avaliação. Campinas, v. 9, n. 4, p. 67-97, 2004.
BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione Ribeiro. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 22, n. 82, p. 89-110, 2014.
CAPES. Regulamento para a avaliação trienal 2013 (2010-2012). Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/home-page/regulamento-da-trienal>. Acesso em: 21 nov. 2016.
CAPES. Sobre a Avaliação. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao>. Acesso em: 21 nov. 2016.
HORTA, José Silvério Baia. Avaliação da pós-graduação: com a palavra os coordenadores de Programas. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 19-47, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Pós-graduação no Brasil: da concepção "ofertista linear" para "novos modos de produção do conhecimento": implicações para avaliação. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 625-45, nov. 2008.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Renato Santos de. A doença da “normalidade” na universidade. In: NASCIMENTO, L.F.M. (Org.) Lia, mas não escrevia (livro eletrônico): contos, crônicas e poesias. Porto Alegre: LFM do Nascimento, 2014. Disponível em: < http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html>. Acesso em: 21 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.