Perspectivas em gestão da Informação e do conhecimento no contexto das bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27296Palavras-chave:
gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão em bibliotecas, bibliometriaResumo
Apresenta a análise da temática gestão da informação e do conhecimento no contexto das bibliotecas. Buscou-se identificar quais abordagens e autores da área da gestão da informação e do conhecimento são recorrentes, bem como identificar quais as metodologias são mais utilizadas. A pesquisa é de caráter exploratório, de cunho bibliométrico e de característica quantiqualitativa. Quanto ao procedimento foi realizada uma coleta de dados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, no período de 2005 a 2019, especificamente os trabalhos publicados no GT4 que trata da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. Os resultados evidenciam que a maioria das temáticas nos trabalhos analisados que envolvem Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito das bibliotecas estão relacionados aos serviços específicos das bibliotecas, como serviço de referência, e plano de diagnósticos, sendo, portanto, em sua maioria estudos de caso, bem como o referencial teórico que apoia tais pesquisas são de áreas que envolvem a administração e a ciência da informação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, p. 1-25, 2008. Disponível em: http:// 009.uel.br/revistas/uel/index. php/informacao/article/view/1843/1556. Acesso em: 6 mar. 2020.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2006. 426 p.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para sucesso na era da informação. 3. ed. São Paulo: Futura, 1998.
DUARTE, Emeide Nóbrega; SILVA, Alzira Karla Araújo da; COSTA, Suzana Queiroga da. Gestão da informação e do conhecimento: práticas de empresa: excelente em gestão empresarial extensivas à unidades de informação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 1, n. 17, p. 97-107, jan./abr. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/503/1469. Acesso em: 8 jan. 2022.
ENANCIB. Sobre o evento. Disponível em: http://www.enancib2019.ufsc.br/sobre/. Acesso em: 19 ago. 2020.
SANTA ANNA, Jorge. Gestão do conhecimento em bibliotecas: o bibliotecário como gestor da informação e de recursos e serviços informacionais. Biblos: revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 5-26, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5347/3999. Acesso em: 8 jan. 2022.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatina Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
SOARES, Patrícia Bourguignon; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; CALMON, João Luiz; CASTRO, Luiz Otávio da Cruz de Oliveira. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-185, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/7CmZ3n8FT8R5g93DkW5kzMJ/?lang=pt. Acesso em: 7 jan. 2021.
SOUZA, Edivanio Duarte de; DIAS, Eduardo José Wense; NASSIF, Mônica Erichsen. A gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 1, p.55-70, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4039/5598. Acesso em: 6 mar. 2020.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. 320 p.
TARGINO, Maria das Graças; SOUSA, Maria Eliziana Pereira de. Cinco leis da biblioteconomia / Cinco leis de Ranganathan: resistindo Bravamente ao Tempo. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 3, n. 1, p.11-29, jan./abr. 2016.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Informação e conhecimento em organizações complexas. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. Cap. 1. p. 11-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.