Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
Resumo
Esta monografia apresenta considerações relativas à preservação de livros raros. Expõe um resgate sobre a história do livro, conceituando obras raras, bem como, enfatizando os detalhes que caracterizam documentos como raro. Mostra os critérios de raridade de que devem ser adotados mediante a realidade de cada biblioteca que possui um acervo raro. Descreve a preservação de documentos como uma pratica essencial que deve estar presente em todas as bibliotecas e estimulada por seus gestores, para as informações contidas nesse suporte, tornem-se disponíveis a longo prazo. Concentra a atenção nos aspectos da Preservação aplicada à Obras Raras. Utiliza o método quadripolar como procedimento metodológico, o qual visualiza a investigação através de quatro pólos (epistemológico, teórico, técnico e morfológico), permitindo estudar em um mesmo trabalho, as abordagens qualitativa e quantitativa. Tem como objetivo geral, conhecer as práticas de preservação da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como expor os critérios de raridade adotados por esta biblioteca. Conclui com a importância ainda maior em preservar os documentos presentes no acervo de modo a permitir que a memória do Brasil, do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte seja mais bem salvaguardada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.