Documentos arquivísticos gerenciados à luz da legislação arquivística
Resumo
Relata que a gestão documental, quando aplicada aos documentos arquivísticos, bem como aos digitais, têm procedimentos diferenciados conforme propõe o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Apresenta uma abordagem geral e reflexiva acerca dos procedimentos da Gestão documental, objetivando especificamente averiguar os procedimentos da gestão documental à luz Arquivística nas organizações, bem como observar os procedimentos do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) quando aplicado em documentos arquivísticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoia em uma revisão de literatura extensa, composta por uma gama de autores clássicos e contemporâneos que deram consistência a temática em questão. Explica que com a gestão dos documentos a organização consegue melhor gerenciar a informação, o que facilita a sua disponibilização para a sociedade, que tem direito de acesso. Espera que as organizações observem a necessidade de um Manual de gestão Arquivistica de documentos dentro de cada departamento e setor da organização, uma vez que simplificaria a compreensão do usuário potencial acerca da tabela de temporalidade de documentos, bem como a destinação destes. Entende que palestras e treinamentos direcionados aos usuários e funcionários/servidores é uma medida que clarifica o fazer arquivístico. Acredita que para o cumprimento eficaz da Lei Arquivística 8.159/1991 é preciso que haja uma política de gestão Arquivística interna que envolva tanto o capital humano, normas e procedimentos, quanto o sistema de informatização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.