ENTRE O FOGÃO E A CIÊNCIA

A comida como objeto de estudo na construção da ciência.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n25ID17308

Resumo

Atualmente, compreende-se que a comida e alimentação tem se expandido enquanto ciência, sendo objeto de estudo científico e sensorial na atualidade, quando estudos sociológicos, antropológicos e também nutricionais se deleitam não somente sobre as problemáticas de saúde do indivíduo, mas também a saúde coletiva e desenvolvimento social, formação e transformação cultural, memória ancestral e construção de tradições por meio da comensalidade. Esse fato implica na compreensão de que a comida se diferencia do alimento, enquanto ela é este alimento transformado culturalmente, a partir de métodos de cozimento específicos que lhe configuram um caráter cultural e de identidade específicos. Essas identidades se realizam por meio das tradições, dos regionalismos, dos modelos de cozinha e saber-fazer específicos e que, a partir dessas concepções do fazer ancestral, se entende o que comer e por qual motivo fazê-lo. Desse modo, as problematizações aqui apresentadas são expostas na intenção de fomentar uma discussão ampla sobre a alimentação enquanto ciência, a comida enquanto elemento característico de identidades distintas, além de atuar como instrumento de aproximação e distanciamento dos povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Barbosa, PPGAS/UFRN

Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação nas áreas de Ciência Política e Antropologia. Realizou curso de aperfeiçoamento em Educação e Relações Étnico Raciais, também por esta instituição. Também possui curso Superior Tecnológico em Gastronomia pela UNINASSAU (Ser Educacional). Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com área de concentração em Antropologia Social e linha de pesquisa em Cultura, Identidade e Patrimônio. Foi bolsista Pesquisadora Capes, onde pesquisou Alimentação e Culinária Quilombola no campo da Identidade, Memória e Patrimônio. É Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e desenvolve pesquisas na área de etnoculinária, territorialidade e memória na Serra da Barriga - Alagoas, bem como possui estudos sobre o silenciamento museal dos Malês na cidade de Penedo - AL. Professora no curso de Gastronomia nas Instituições de Ensino: Faculdade Pitágoras (Kroton Educacional ) e UNINASSAU (Ser Educacional) na cidade de Maceió/AL e leciona as disciplinas de Antropologia da Alimentação e Cozinha Asiática na Faculdade Pitágoras e Cozinha Regional e História da Alimentação na Uninassau. Atualmente está Coordenadora Pedagógica do Curso de Pós Graduação em Práticas Gastronômicas da Instituição de Ensino UNINASSAU, Maceió - AL.

Downloads

Publicado

29-07-2019

Como Citar

BARBOSA, I. ENTRE O FOGÃO E A CIÊNCIA: A comida como objeto de estudo na construção da ciência. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 25, p. c17308, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n25ID17308. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/17308. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOCIOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO