PRODUÇÃO DE VERDADES NA ALIMENTAÇÃO

As noções de qualidade e segurança dos alimentos no marco regulatório brasileiro e apontamentos para uma qualificação mais democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n25ID17384

Resumo

A partir de uma análise dos pressupostos que guiam a criação das noções de qualidade e segurança dos alimentos no marco regulatório brasileiro, propomos fazer uma reflexão crítica, apontando como a normatividade relacionada à alimentação se constitui, a partir de quais conceitos e contextos e como ela consegue se estabelecer como “regime de verdade” que acaba por favorecer determinados grupos econômicos, marginalizando e criminalizando práticas sociais diferenciadas culturalmente no que tange a produção e o processamento de alimentos. A forma como se estabelecem as normas em relação à alimentação desde o século XIX no contexto de consolidação do saber médico-sanitarista refletem uma visão de qualidade estrita (pautando-se apenas por critérios higiênico-sanitários) em comparação com noções de qualidade mais amplas que agregam elementos vinculados às diferenças culturais da população e à conservação da biodiversidade. A ideia de uma “virada para qualidade” em que sujeitos-consumidores cada vez mais reflexivos vêm protagonizando processos de mudança no consumo alimentar vêm mostrando os limites do regime industrial de produção de alimentos e apontando para a possibilidade e necessidade de uma qualificação mais democrática dos alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luna Dalla Rosa Carvalho, PGDR/UFRGS

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2013. Pesquisadora nas áreas de Sociologia Rural, Antropologia Rural e Antropologia do desenvolvimento. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRN desde 2017 e atualmente fazendo doutorado no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fabiana Thomé da Cruz, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Agroecossistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), tendo realizado estágio de doutoramento na Cardiff School of City and Regional Planning, Cardiff University (CPLAN, 2010-2011). Atualmente, como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento (PGDR/UFRGS), tem se dedicado a pesquisas relacionadas à segurança alimentar e nutricional bem como a temáticas pertinentes à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, especialmente na interface de estudos sobre qualidade, produção, distribuição e consumo de alimentos.

Cimone Rozendo, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós Doutora em Sociologia Rural pela Universidade de Paris X- França (2016), Bolsista Sênior CAPES. Atualmente é professora associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Departamento de Ciência Sociais, atuando nos Programas de Pós graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente (PRODEMA) e Ciências Sociais (PPGCS) nos seguintes temas: agricultura familiar, Agroecologia, meio ambiente (conflitos socioambientais, convivência com o semiárido), políticas de segurança alimentar (PAA e PNAE) , Sistemas Agroalimentares (circuitos curtos e formas de certificação). É líder do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos Rurais, coordenadora do Núcleo de Agroecologia da UFRN (NEA), membro da Rede de Estudos Rurais e da Rede Brasileira de Pesquisadores em Segurança Alimentar (REBPSAN e co-editora da Revista Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Fonte de consulta: Lattes

Downloads

Publicado

27-07-2019

Como Citar

DALLA ROSA CARVALHO, L. .; DA CRUZ, F. T.; ROZENDO, C. PRODUÇÃO DE VERDADES NA ALIMENTAÇÃO: As noções de qualidade e segurança dos alimentos no marco regulatório brasileiro e apontamentos para uma qualificação mais democrática. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 25, p. c17384, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n25ID17384. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/17384. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOCIOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO