OS FOODIES NA ARENA SOCIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n25ID18333Resumo
Esta pesquisa conceitual problematiza o conceito de ‘foodie’, neologismo cunhado pela crítica gastronômica Gael Greene e popularizado pelos jornalistas Ann Barr e Paul Levy em seu The Official Foodie Handbook publicado na década de 1990. O fenômeno é explorado com muito mais vigor através das lentes de jornalistas em colunas gastronômicas e ainda pouco discutido nas Ciências Sociais. O estudo revela o potencial sociológico dessa temática que transpassa categorias de análise como cultura alimentar, classe, gênero, consumo, estilo de vida, hedonismo e ética.
Palavras-chaves: Foodie. Alimento. Gastronomia. Estilo de vida.
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Publicado
25-07-2019
Como Citar
AZEVEDO, E. de. OS FOODIES NA ARENA SOCIOLÓGICA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 25, p. c18333, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n25ID18333. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/18333. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ SOCIOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO