JUVENTUDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

trajetórias e narrativas das mobilizações no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n32ID26192

Abstract

O tema da juventude se cruza com a questão ambiental quando, no contexto contemporâneo, tem aumentado a atuação dos jovens frente às mudanças climáticas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é compreender e analisar, através das narrativas, as trajetórias dos jovens e as estratégias dos movimentos ativistas brasileiros que se mobilizam em torno das mudanças climáticas. Para tanto, a metodologia da pesquisa é qualitativa, fazendo uso do levantamento bibliográfico e da aplicação de entrevistas semiestruturadas. A técnica de análise dos dados é a análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, concluímos que as trajetórias dos jovens estão ancoradas na influência familiar e na inserção no movimento estudantil. Ademais, as estratégias utilizadas se ancoram, principalmente, na conjuntura política ou no diálogo com o poder público.

Palavras-chave: Jovens. Movimentos sociais. Questão ambiental. Crise climática. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Aurélio Freire da Silva Júnior, UFRN

Master in Urban and Regional Studies (UFRN) in the line of Rural Spaces and Territorial Dynamics. Post-graduate student in Public Administration (Unesa). Undergraduate in Public Policy Management (UFRN). Researcher at the Laboratory of Rural Studies (LabRural/UFRN) in the line of State, Institutions, Actors and Public Policies. Works in the area of youth, public policies, social participation and social movements.

Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira, UFRN

Doutorando e mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPEUR/UFRN). Graduado (2015) em Gestão de Políticas Públicas pela mesma instituição, com mobilidade acadêmica internacional (2014-2015) no curso de Administração Pública na Universidade de Aveiro, na Cidade de Aveiro/Portugal. Revisor de periódicos científicos. Organizador do dossiê temático "Ambiente e Sociedade" da Revista Abordagens (UFPB). Atualmente, é pesquisador integrante do Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT/UFRN) e colaborador do Núcleo Natal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles (INCT-OM) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE/USP)

Published

08-12-2021

How to Cite

SILVA JÚNIOR, M. A. F. da; PONTES TEIXEIRA, R. L. JUVENTUDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: trajetórias e narrativas das mobilizações no Brasil. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 32, p. c26192, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n32ID26192. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/26192. Acesso em: 26 dec. 2024.