“Eu que antes era e me sabia”: padronização dos gostos do vestir através de discursos midiáticos impressos sobre moda

Autores

  • Gilcerlândia Pinheiro Almeida Nunes UFRN

Resumo

Este trabalho é resultado apenas de notações prévias de uma pesquisa que
pretende aprofundar-se em estudos no campo da moda, outrora estudado em
trabalho de Monografia intitulada “EU QUE ANTES ERA E ME SABIA”: a moda
como elemento de distinção e identificação social, pela Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (abordando a especificidade da vestimenta feminina). Neste
novo momento, tentar-se-á compreender os jogos mercadológicos utilizados, pela
mídia impressa, capazes de construir e padronizar gostos e necessidades em
diferentes classes socioeconômicas. Para isso, serão primados alguns aspectos
recorrentes nos estudos de moda como imitação/distinção social que se supõem
estimuladores ao fenômeno do consumo, fazendo compreender que as bruscas
transformações que ocorrem no campo da moda são relevantes para o
entendimento do conjunto das relações sociais. Essa pesquisa visa ao título de
mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, tendo como orientadora a professora dra. Maria
Lúcia Bastos Alves.
Palavras-chave: Consumo de moda feminina; Vestimenta; Meios de comunicação

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Biografia do Autor

Gilcerlândia Pinheiro Almeida Nunes, UFRN

Ciências Sociais

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Publicado

07-12-2013

Como Citar

NUNES, G. P. A. “Eu que antes era e me sabia”: padronização dos gostos do vestir através de discursos midiáticos impressos sobre moda. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 5, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4618. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

PESQUISAS