“Eu que antes era e me sabia”: padronização dos gostos do vestir através de discursos midiáticos impressos sobre moda
Abstract
Este trabalho é resultado apenas de notações prévias de uma pesquisa que
pretende aprofundar-se em estudos no campo da moda, outrora estudado em
trabalho de Monografia intitulada “EU QUE ANTES ERA E ME SABIA”: a moda
como elemento de distinção e identificação social, pela Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (abordando a especificidade da vestimenta feminina). Neste
novo momento, tentar-se-á compreender os jogos mercadológicos utilizados, pela
mídia impressa, capazes de construir e padronizar gostos e necessidades em
diferentes classes socioeconômicas. Para isso, serão primados alguns aspectos
recorrentes nos estudos de moda como imitação/distinção social que se supõem
estimuladores ao fenômeno do consumo, fazendo compreender que as bruscas
transformações que ocorrem no campo da moda são relevantes para o
entendimento do conjunto das relações sociais. Essa pesquisa visa ao título de
mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, tendo como orientadora a professora dra. Maria
Lúcia Bastos Alves.
Palavras-chave: Consumo de moda feminina; Vestimenta; Meios de comunicação