EM BUSCA DO ACESSO À UNIVERSIDADE: CAMINHO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (Relato de uma experiência de extensão universitária no município de Campo Grande-RN)

Autores

  • Geovânia da Silva Toscano
  • Francileide e Batista de Almeida Vieira
  • Francisco Caramurú de Oliveira Monte Paiva e Azevedo

Resumo

Este relato apresenta as ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Em busca do acesso à universidade: caminho para o exercício da cidadania”, executado no município de Campo Grande, no Rio Grande do Norte/Brasil. A ação envolveu 85 jovens concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio e teve como objetivo oportunizar-lhes conhecimentos que pudessem ampliar seus compromissos sociais, bem como prepará-los para inserir-se nos processos seletivos de acesso às universidades públicas brasileiras. Para tal, foi firmada uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN,com a Cooperativa Sertão Verde, com alguns professores e outros profissionais da comunidade. O Projeto foi desenvolvido no período de abril de 2008 a fevereiro de 2009, sendo estruturado em dois módulos. O primeiro, foi denominado “Desvendando as vocações” e consistiu de uma discussão da temática e na experiência de vivenciar uma semana de atividades em determinado contexto profissional, orientado por um roteiro, previamente elaborado, e seguido da produção de um relato escrito. O segundo módulo foi denominado “Preparando para o processo seletivo”, no qual foram oferecidas aulas dos diversos componentes curriculares que integram o processo de seleção para ingresso na universidade. Ao todo, vinte e três professores e profissionais ministraram aulas e/ou proferiram palestras para os alunos do cursinho, todos de forma voluntária. Os recursos para aquisição de textos xerografados e alimentação foram, na sua maioria, oriundos da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Além desta parceira, contamos com o apoio da Petrobrás e do Projeto Dom Helder Câmara para a aquisição de cópias xerografadas. O transporte dos professores foi cedido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), instituição proponente da ação de extensão. As contribuições do projeto para a comunidade são visualizadas em um aumento em torno de 300% no número de inscritos para o vestibular em relação aos anos anteriores; o incentivo à formação de grupos de estudo e a construção do hábito de leitura, Daí advém o reconhecimento da necessidade de continuidade deste projeto no município, estendendo-se, também aos municípios vizinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2013

Como Citar

TOSCANO, G. da S.; VIEIRA, F. e B. de A.; AZEVEDO, F. C. de O. M. P. e. EM BUSCA DO ACESSO À UNIVERSIDADE: CAMINHO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA (Relato de uma experiência de extensão universitária no município de Campo Grande-RN). Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 7, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4700. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIAS