MÉTODO E SOCIOLOGIA EM WEBER: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Autores/as

  • Carla Montefusco de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

Os parâmetros de análise social fornecidos pelos fundamentos da obra weberiana apontam  algumas determinações necessárias à análise de fenômenos sociais. Defendendo uma sociologia capaz de  compreender os sentidos e conexões presentes nas ações sociais, Weber propõe uma concepção específica de método e de objeto na sociologia, que se assenta na explicação de ações sociais individuais, sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana. A partir de tais idéias, o breve ensaio ora apresentado, propõe-se a debater alguns elementos trabalhados nos conceitos weberianos de método e sociologia

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Montefusco de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Administração pela Universidade de Fortaleza, e doutoramento em Ciências Sociais pela UFRN. Realizou Posdoc no ISEG/SOCIUS. Atualmente é professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Serviço Social e Gestão do Trabalho, Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: mídia e linguagem, responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e segurança pública.

Publicado

19-12-2013

Cómo citar

OLIVEIRA, C. M. de. MÉTODO E SOCIOLOGIA EM WEBER: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4751. Acesso em: 22 jul. 2024.