SABERES INSURGENTES, DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA E DESCOLONIALIDADE DO PODER/SABER: O EXEMPLO DA TEORIA QUEER

Autores

  • Tarcísio Dunga Pinheiro UFRN
  • Marcos Mariano Viana da Silva UFRN.

Resumo

Considerações contemporâneas acerca dos modelos de produções acadêmicas globais têm reverberado inúmeros posicionamentos e críticas. Partindo desse pressuposto, o presente ensaio ancora-se nas contribuições de autores que imputam seus artefatos intelectuais às problematizações acerca da colonialidade eurocêntrica do poder e saber, sobretudo na América Latina e no Caribe. Para isso, utilizaremos a Teoria Queer como ilustração de saber insurgente, expondo as peculiaridades e os sismos que tal teoria abarca no recorte latino-americano, enfatizando a conjectura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Dunga Pinheiro, UFRN

Cientista social, mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos – TIRÉSIAS/UFRN; membro da Divisão de Estudos sobre a Política e seus Espelhos – Universidade do Estado da Bahia DESPE/UESC, na linha de pesquisa Gênero, Sexualidades, Homofobia e Cidadania LGBT. Foi pesquisador-bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/Sociologia.

Marcos Mariano Viana da Silva, UFRN.

Cientista social, mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN). Vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos – TIRÉSIAS. Atualmente, desenvolve estudos sobre questões de gênero e sexualidade, Teoria Queer, relações familiares, travestilidade e transexualidade. .

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

PINHEIRO, T. D.; DA SILVA, M. M. V. SABERES INSURGENTES, DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA E DESCOLONIALIDADE DO PODER/SABER: O EXEMPLO DA TEORIA QUEER. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 243–256, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6713. Acesso em: 26 abr. 2024.