POLÍTICA PÚBLICA JUDICIÁRIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

uma análise dos programas de IA utilizados pelo stj à luz da racionalidade neoliberal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n31ID25024

Abstract

O modelo de gestão do Poder Judiciário se aproxima cada vez mais da lógica neoliberal, em que a ideia de concorrência é a sua pedra angular. A interferência dessa lógica no âmbito do judiciário afigura-se um fator importante a ser estudado, na medida em que ela modifica o funcionamento desse órgão, que é hoje um poder protagonista capaz de interferir nas ações promovidas pelos outros poderes e de produzir as suas próprias políticas públicas. Atualmente, quanto à formulação de políticas pelo judiciário, o tema da inteligência artificial-IA encontra proeminência, já que o chamado terceiro poder tem buscado utilizá-la com o objetivo de promover o acesso à justiça. Dentro desse contexto, é que o presente trabalho, por meio de uma pesquisa teórico-descritiva, almeja verificar se as caracteristicas do neoliberalismo se encontram presentes nas ações de IA promovidas pelo Superior Tribunal de Justiça. Para tanto, busca-se identificar, na esteira dos ensinamentos de Dardot e Laval (2016), quais as caracteristicas da racionalidade neoliberal, procurando, além disso, compreender o que vem a ser a política judiciária de IA e como ela tem sido implementada pelo STJ. Ao final, entende-se que a característica da produtividade vinculada à  racionalidade neoliberal tem influenciado a política de IA formulada pelo STJ.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel F. O. Costa

Advogado. Assessor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte TCE/RN. Doutorando em   Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.   Mestre   em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do         Norte – UFRN.   Especialista  em Direito Processual Civil pela Universidade Potiguar/Laureate  International Universities-UNP.   Pesquisador Convidado do grupo de pesquisa Felicidade e Cidadania –  CCSA/UFRN. Membro da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/RN.

Rute Maia, PPGCS/UFRN

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (PPGCS - UFRN). Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCS - UFRN. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa "Território, Desenvolvimento e Políticas Públicas" (GDPP) e do Grupo de Pesquisa Social (GPS) - ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP Lattes). Advogada.

Published

12-07-2021

How to Cite

F. O. COSTA, D.; MAIA, R. POLÍTICA PÚBLICA JUDICIÁRIA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: uma análise dos programas de IA utilizados pelo stj à luz da racionalidade neoliberal. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 31, p. c25024, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n31ID25024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/25024. Acesso em: 16 sep. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ INTERDISCIPLINARIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS