Textografia de uma comunidade de prática da Medicina Veterinária

investigação-piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7n1ID28939

Palavras-chave:

Internacionalização, Escrita acadêmica em língua inglesa, Medicina Veterinária

Resumo

O processo de internacionalização das instituições de ensino superior (IES) inclui a realização de práticas acadêmicas em língua inglesa, considerada a lingua franca da ciência (HÜLMBAUER et al., 2008; SWALES, 2018, p. 242), para facilitar o diálogo entre IES de diversos países. O presente trabalho investiga um grupo de pesquisa da área da Medicina Veterinária de uma IES brasileira que publica a maior parte de suas pesquisas em língua inglesa. A pesquisa utiliza os pressupostos teórico-metodológicos da textografia (SWALES, 1998a, 1998b, 2018) para analisar, textual e contextualmente, as práticas de escrita acadêmica em língua inglesa do referido grupo, e pretende, em última instância, contribuir com os participantes nesse processo de escrita. Até o momento, um questionário-piloto foi respondido por 10 participantes, fornecendo um primeiro contato com o grupo de pesquisa e com suas práticas de escrita acadêmica em língua inglesa.

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Biografia do Autor

Amanda Petry Radünz, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2017. Atuou como professora de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFSM entre 2017 e 2018. Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pela UFSM em 2020. Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos, com início em 2020, pela mesma instituição. Atua na equipe de apoio ao Núcleo Gestor da Rede IsF, como voluntária, desde 2020.

Patrícia Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada, nível 2, no Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão no curso de graduação em Letras-Inglês e no Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM, na área de Estudos Linguísticos. Também tem colaborado com o Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFSM, onde ministra aulas de escrita acadêmica em inglês. Atualmente, é coordenadora do curso de graduação em Letras-Licenciatura em Espanhol, Inglês e Português da UFSM. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM, como representante do Centro de Artes e Letras, e das seguintes associações: ALAB-Associação de Linguística Aplicada do Brasil, ALES-Asociación Latinoamericana de Estudios de la Escritura en Educación Superior y Contextos Profesionales, ALSFAL-Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina e ANPOLL-Grupo de Trabalho de Gêneros Textuais/Discursivos. É editora de seção da plataforma Genre Across Borders (GXB), mantida pela North Carolina State University (Estados Unidos) e pela University of Waterloo (Canadá). Graduada em Letras Português-Inglês (2003), Mestre em Letras-Estudos Linguísticos (2006) e Doutora em Letras-Estudos Linguísticos (2011) pela UFSM, com período de doutorado sanduíche na North Carolina State University (2010-2011), nos Estados Unidos. Seus interesses de pesquisa são Análise Crítica de Gênero(s) acadêmicos e institucionais, Ensino de Leitura e Escrita em Inglês para Fins Acadêmicos e Formação de professores de inglês como língua adicional.

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Publicado

14-06-2022

Como Citar

PETRY RADÜNZ, A.; MARCUZZO, P. . Textografia de uma comunidade de prática da Medicina Veterinária: investigação-piloto. Revista Odisseia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 56–75, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7n1ID28939. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/28939. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos