COMO ESTRUTURAR UM CURRÍCULO INTEGRADO NUM CURSO DE ODONTOLOGIA?

Autores

  • Luiz Noro UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n1ID17942

Palavras-chave:

Currículo., prendizagem Baseada em Problemas., Avaliação Educacional., Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

Introdução: Apesar do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Odontologia desde 2002, o desenho dos currículos de grande parte dos cursos ainda mantém disciplinas isoladas, sem articulação com os elementos essenciais para a formação de generalistas, com distanciamento entre o ciclo básico e o profissionalizante. Objetivo: Desenvolver proposta de currículo integrado, mediado por metodologias ativas de aprendizagem e avaliação processual da aprendizagem. Método: Para construção da proposta foram identificados eixos sobre os quais foi formulado currículo integrado coerente com as DCN. Resultados: O currículo é composto por cinco eixos: Módulos integrados, Estágio supervisionado, Extensão curricular, Flexibilização e Trabalho de Conclusão do Curso. Os Módulos integrados articulam habilidades e competências que envolvem conhecimentos das áreas básica, clínica e saúde coletiva. O Estágio supervisionado ocorre ao longo dos dois últimos períodos do curso, no Sistema Único de Saúde. A Extensão curricular configura-se pelo desenvolvimento de atividades que articulam a inserção da comunidade com o aprendizado dos alunos, buscando benefícios para o entorno do curso. Para a Flexibilização foram definidos: (1) Atividades complementares e (2) Componentes curriculares optativos, permitindo ao aluno definição do percurso formativo singular. O Trabalho de Conclusão do Curso deve ser desenvolvido de forma transversal desde o primeiro semestre do curso, por componentes curriculares específicos relacionados ao aprendizado das metodologias da pesquisa científica ou nos próprios módulos integrados. Conclusões: Para viabilizar o desenvolvimento do currículo é fundamental a adoção de metodologias ativas de aprendizagem em todos os eixos previstos, permitindo que o aluno construa seu aprendizado. Da mesma forma é fundamental processo de avaliação que contribua efetivamente com uma relação professor-aluno mediada pela busca de conhecimento, permitindo que ambos sejam sujeitos no processo. O principal desafio para alcance da proposta refere-se ao processo permanente de desenvolvimento docente na construção de uma “nova” sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Noro, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte || Professor do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Downloads

Publicado

05-06-2019

Como Citar

NORO, L. COMO ESTRUTURAR UM CURRÍCULO INTEGRADO NUM CURSO DE ODONTOLOGIA?. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–17, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2019v5n1ID17942. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/17942. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo de análise crítica