AS IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Cláudia Christianne Barros de Melo Medeiros
  • Antonio Medeiros Júnior
  • Mônica Karina Santos Reis
  • Cecília Isabel dos Santos
  • Maria do Socorro Costa Feitosa Alves

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Currículo, Educação Superior

Resumo

Introdução: As Universidades passam por mudanças que buscam uma formação critico-reflexiva, devido à pressão exercida por diversos setores da sociedade. Compreende-se a necessidade de práticas pedagógicas sustentáveis que possibilitem o desenvolvimento de competências que estão sendo demandadas no processo de formação. Logo, para nortear o processo ensino aprendizagem por competência como orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é fundamental que este seja assumido por toda Instituição de Ensino Superior (IES). Objetivo: Investigar a compreensão sobre as competências gerais estabelecidas pelas DCN que se encontram presentes no processo de formação profissional através da fala dos alunos. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que utilizou a entrevista com situação problema para coleta de dados. Os sujeitos participantes do estudo são concluintes voluntários do curso de Odontologia/UFRN. A fala dos participantes foi gravada e transcrita, gerando um Corpus que foi processado e analisado mediante o auxílio do software ALCESTE. Resultados: O corpus foi dividido em 131 Unidades de Contexto Elementares (UCE), distribuído e agrupado em cinco classes lexicais, que compõem o conteúdo essencial presente nas entrevistas analisadas denominadas de: Problemas de Saúde que aparecem na ESF, Dificuldades de comunicação, Lacunas da formação profissional, Espaços formativos articulados e Determinantes sociais em saúde. Conclusões: É lícito concluir que durante a formação, há dificuldades na articulação da academia com os serviços de saúde, além da31Revista Ciência Plural, 2015; 1(1): 30-9.escassez de componentes curriculares com práticas pedagógicas e conteúdos integrados à realidade social. Apesar dos avanços, com a inclusão das clínicas multidisciplinares e a inserção de vivências formativas conectadas ao mundo do trabalho, induzidas pelas políticas oficiais de educação superior recentes, os estudantes apresentam limitações para mobilizar conhecimentos, interpretar informações essenciais e atuar em equipe multiprofissional no enfrentamento dos problemas de saúde.

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

MEDEIROS, C. C. B. de M.; MEDEIROS JÚNIOR, A.; REIS, M. K. S.; SANTOS, C. I. dos; ALVES, M. do S. C. F. AS IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 30–39, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7321. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos