CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL SOBRE VIOLÊNCIA
Palabras clave:
Violência, Educação Infantil, Formação de Professores.Resumen
Introdução: A violência e suas repercussões, tanto na saúde quanto na qualidade de vida da população, têm sido alvo de inúmeros estudos, envolvendo sua prevalência, detecção de maus-tratos, entre outros. Porém, faz-se necessário verificar o conhecimento de educadores do ensino infantil, visto que a formação dos conceitos do indivíduo tem relação com as concepções de quem ele convive, como os pais e professores com os quais mantêm um tipo de relação importante. Objetivo: Investigar o conhecimento, percepções e atitudes de educadores do ensino infantil, acerca da violência. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando um questionário semi-estruturado auto aplicado, aos educadores de todas as Escolas Municipais de Educação Básica de Araçatuba-SP. As questões abertas foram analisadas pela técnica da análise de conteúdo e as perguntas fechadas através do programa Epi Info 3.2.5. Resultados: Dos 164 participantes do estudo, 75% consideraram a violência física como o principal tipo de violência sofrido pelas crianças; 87,2% afirmaram tomar alguma atitude, ao presenciar algum ato de violência infantil, sendo 38,4% os educadores que interfeririam através do diálogo e 21,3% denunciariam o fato ao Conselho, entre outras condutas. Conclusão: Concluiu-se que os educadores do ensino infantil possuem amplo conhecimento a respeito do assunto, porém, para que as ações contra a violência sejam, de fato, efetivadas, existe a necessidade de implementar nas escolas um protocolo a ser seguido pelos educadores frente a situações de violência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.