CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL SOBRE VIOLÊNCIA

Autores/as

  • Cléa Adas Saliba Garbin UNESP-FOA/Professora
  • Thaís Jaqueline Vieira de Lima UNESP-FOA/Doutoranda
  • Artênio José Ísper Garbin UNESP-FOA/Professor
  • Tânia Adas Saliba Rovida UNESP-FOA/Professora
  • Orlando Saliba UNESP-FOA/Professor

Palabras clave:

Violência, Educação Infantil, Formação de Professores.

Resumen

Introdução: A violência e suas repercussões, tanto na saúde quanto na qualidade de vida da população, têm sido alvo de inúmeros estudos, envolvendo sua prevalência, detecção de maus-tratos, entre outros. Porém, faz-se necessário verificar o conhecimento de educadores do ensino infantil, visto que a formação dos conceitos do indivíduo tem relação com as concepções de quem ele convive, como os pais e professores com os quais mantêm um tipo de relação importante. Objetivo: Investigar o conhecimento, percepções e atitudes de educadores do ensino infantil, acerca da violência. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando um questionário semi-estruturado auto aplicado, aos educadores de todas as Escolas Municipais de Educação Básica de Araçatuba-SP. As questões abertas foram analisadas pela técnica da análise de conteúdo e as perguntas fechadas através do programa Epi Info 3.2.5. Resultados: Dos 164 participantes do estudo, 75% consideraram a violência física como o principal tipo de violência sofrido pelas crianças; 87,2% afirmaram tomar alguma atitude, ao presenciar algum ato de violência infantil, sendo 38,4% os educadores que interfeririam através do diálogo e 21,3% denunciariam o fato ao Conselho, entre outras condutas. Conclusão: Concluiu-se que os educadores do ensino infantil possuem amplo conhecimento a respeito do assunto, porém, para que as ações contra a violência sejam, de fato, efetivadas, existe a necessidade de implementar nas escolas um protocolo a ser seguido pelos educadores frente a situações de violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cléa Adas Saliba Garbin, UNESP-FOA/Professora

Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social

Thaís Jaqueline Vieira de Lima, UNESP-FOA/Doutoranda

Departamento de Odontologia Infantil e Social/Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social

Artênio José Ísper Garbin, UNESP-FOA/Professor

Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social

Tânia Adas Saliba Rovida, UNESP-FOA/Professora

Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social

Orlando Saliba, UNESP-FOA/Professor

Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social

Publicado

21-07-2015

Cómo citar

GARBIN, C. A. S.; LIMA, T. J. V. de; GARBIN, A. J. Ísper; ROVIDA, T. A. S.; SALIBA, O. CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL SOBRE VIOLÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 37–47, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7614. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos