COVID-19 E O USO DE TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO POR PESSOAS IDOSAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31681

Resumo

Introdução: A crise sanitária ocasionada pela COVID-19 fomentou o desenvolvimento e uso das plataformas digitais e, consequentemente, a população idosa precisou se adaptar ao uso desses recursos. Objetivo: investigar o uso das tecnologias digitais pela população idosa durante o contexto da pandemia da COVID-19. Método: revisão integrativa realizada entre os meses de janeiro a março de 2022, de artigos publicados na íntegra em português e inglês, disponíveis na Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (NLM-PubMed) e PubMed. Foram utilizados os descritores “aged/elderly” AND “covid-19/sars-cov-2/coronavírus” AND “information and communication technology”, sendo selecionados e analisados nove estudos. Resultados: a população idosa utilizou diversos recursos tecnológicos durante a pandemia, com intuito de auxiliar o processo de comunicação, proporcionar distração e lazer, e obter auxílio e atendimento de saúde. Conclusão: durante o isolamento social, o uso de tecnologias pela população idosa possibilitou interação social e acesso aos mais diversos recursos para busca de informações, além de amenizar a solidão e reduzir a exposição ao risco de infecção pelo vírus SARS-CoV-2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Azevedo Constantino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/RN, Brasil

Maria Eduarda Silva do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/RN, Brasil.

Maria Suênia Assunção de Souza

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/RN, Brasil

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Professor Dr. do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Coordenador da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Idoso: Brasil, Portugal e Espanha. Natal/RN

Vilani Medeiros de Araujo Nunes

Enfermeira Sanitarista. Professora Dra. do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGQualisaúde/UFRN). Natal/RN, Brasil

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde (CCS/UFRN); Mestre em Enfermagem na área de nefrologia (PPGEnf/UFRN); Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFRN.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

SOARES DE ARAUJO FILHO, A. M. .; AZEVEDO CONSTANTINO, R. de C. .; SILVA DO NASCIMENTO, M. E.; ASSUNÇÃO DE SOUZA, M. S. .; DE VASCONCELOS TORRES, G.; MEDEIROS DE ARAUJO NUNES, V.; MENDONÇA, A. E. O. de. COVID-19 E O USO DE TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO POR PESSOAS IDOSAS: REVISÃO INTEGRATIVA . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31681. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31681. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa